Guaraná: o que é, benefícios e como comer
Este fruto originário da Amazônia auxilia na prevenção de doenças e o Brasil é o maior produtor comercial do mundo
O fruto Guaraná, com nome científico de Paullinia cupana, é uma planta nativa da Região Amazônica conhecida pelas propriedades medicinais e as inúmeras formas de consumo na gastronomia. A árvore pode chegar a 10 metros de altura, tem flores brancas e cheiro agradável. Quando maduro, o fruto é semelhante a um grão de café, com características que se assemelham a um olho humano e possui uma casca vermelha que envolve a semente preta que é coberta por uma cobertura carnuda branca.
Inicialmente, relatos históricos apontam que o Guaraná foi cultivado como planta medicinal pelo povo Sateré-Mawé e que o nome da fruta era "Waraná", uma bebida usada em rituais e um importante símbolo de conhecimento para a tribo. O guaraná é também conhecido por outros nomes, como guaraná-da-amazônia, guaranaina, narana, cupana, guanáyuba, varaná, paulínia, narazazeiro, guaraná-uva, naranajeiro, guaraná-cipó, naraná, guaranaúva ou uaraná.
VEJA MAIS
Quais os benefícios do Guaraná?
O Guaraná contém cerca de 80 calorias em uma porção de 100g. A fruta era utilizada por tribos indígenas em rituais sagradas para proporcionar energia e sensação de bem estar, mas os benefícios vão além. Quando diluído em água, pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 e atuar como anti-inflamatório. Confira mais benefícios:
- Anti-inflamatório natural: reduz inflamações e é cicatrizante. Por isso, auxilia no controle da hipertensão, obesidade e diabetes. Além disso, é antioxidante e combate o envelhecimento das células;
- Cafeína: esta composição estimula o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular, reduzindo a incidências de doenças do coração;
- Aumenta a imunidade: graças às vitaminas e antioxidantes contidos na composição, também pode ajudar no alívio de inflamações do corpo.
VEJA MAIS
Como consumir Guaraná?
O guaraná pode ser usado na preparação de xaropes, barras nutritivas, pós para suplementos alimentares e animais, refrigerantes e bebidas energéticas. Já as sementes, quando utilizadas para fins medicinais, podem proporcionar até três vezes a quantidade de cafeína que os grãos de café. Por isso, se você está procurando uma receita para preparar com esse fruto, confira abaixo uma dica que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Guaraná da amazônia
INGREDIENTES
- 400 ml de gelo (mais ou menos uma forma de gelo)
- 4 colheres (sopa) de leite em pó
- 6 colheres (sopa) de xarope de guaraná, bem cheias
- 2 colheres (sopa) de amendoim torrado
- 2 colheres (sopa) de castanha de caju torrada
- 2 colheres (chá) de pó de guaraná
- Suco de 1 limão (opcional)
MODO DE PREPARO
- Bata todos os ingredientes no liquidificador;
- Esta é a receita tradicional. Você pode acrescentar outros sabores, como: banana, chocolate e açaí.
VEJA MAIS FRUTAS DA AMAZÔNIA
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA