Abricó: o que é, benefícios e como comer
Também conhecido como abricó-do-Pará, essa fruta pode chegar até 1kg e ser utilizado na produção de compotas, geleias e licores
O Abricó, também conhecido como abricó-do-Pará, abricó-de-são-domingos e abricó-selvagem é uma fruta típica da Região Amazônica, principalmente no estado do Pará. Com o nome científico de Mammea americana, pode ser encontrada entre os meses de junho a dezembro e é mais consumida na forma in natura.
O Abricó é uma fruta grande e dura, com polpa na coloração amarelo-alaranjado. De acordo com o livro Alimentos Regionais Brasileiros do Ministério da Saúde, o Abricoteiro, medindo até 20 metros de altura, pode ser utilizado na arborização urbana e na medicina popular, como o tratamento de afecções parasitárias, mordedura de insetos e dermatoses diversas.
VEJA MAIS
Além disso, a árvore do Abricó e a fruta são multifuncionais. As partes utilizadas são o leite da casca da planta; as sementes, das quais se obtém um pó; e as folhas, que são usadas para fazer chá.
Quais os benefícios do Abricó?
O Abricó contém cerca de 64 calorias em uma porção de 100g. A fruta é rica em fibras alimentares, Vitamina A e pode combater o envelhecimento precoce. Também pode ser eficaz na prevenção do câncer e doenças cardiovasculares e inflamatórias. Confira mais benefícios desta fruta:
- Sistema Imunológico: fonte de Vitamina A, esse nutriente é saudável e pode atuar como antioxidante, prevenindo o surgimento de algumas doenças, como resfriados e possíveis cânceres;
- Estômago e intestino: essa fruta possui bastante fibras e pode auxiliar no bom funcionamento do sistema digestivo, evitando diarréias e constipação;
- Infecções da pele: das sementes, pode ser extraído um pó que tem potencial para tratamentos de problemas na pele;
- Combate o envelhecimento: capaz de reduzir a ação danosa dos radicais livres que aceleram o desgaste celular no corpo todo;
- Saúde dos olhos, pele e cabelos: com alta quantidade de vitamina A, vitaminas do complexo B e compostos antioxidantes, a fruta pode ajudar na qualidade de partes essenciais do corpo humano.
VEJA MAIS
Como consumir o Abricó?
A forma mais popular de consumir o Abricó é in natura, mas também pode ser utilizado na produção de sobremesas, geléias, sucos, sorvete e vinhos. Pesando de 500 g até mais de 1 kg, essa fruta é mais encontrada a partir do segundo semestre.
Por isso, se você está procurando uma receita para preparar com esse fruto, confira abaixo uma dica que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Torta de Abricó
INGREDIENTES
Massa:
- 100g de açúcar
- 200g de manteiga
- 1 pacote de baunilha
- 250g de farinha de trigo
- raspas de limão
Recheio:
- 200g de abricó
- 6 claras
- 200g de açúcar
VEJA MAIS
MODO DE PREPARO
Massa:
- Junte o açúcar, a manteiga, a baunilha, a farinha de trigo e a raspa de limão, amassando com as mãos;
- Espalhe a massa com as mãos na forma (4 a 5 folhas), assar, deixe esfriar 2 a 3 minutos;
Recheio:
- Junte as claras com açúcar, batidas em banha maria;
- Deixar de molho os abricó de noite, e de manhã ferver com uma colher de açúcar;
- Ponha na peneira para escorrer, esmague bem e misture no suspiro.
Montagem:
- Montar no máximo uma hora antes;
- Uma camada da massa e outro do recheio até o fim dos discos de massa;
- Com informações do portal receitas.globo.com
VEJA MAIS FRUTAS DA AMAZÔNIA
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA