Bacuri: o que é, benefícios e como comer
A fruta que já conquistou o paladar dos paraenses é uma forte candidata para exportação do Brasil para o mundo
A popular fruta da região amazônica, o bacuri, com nome científico de Platonia insignis, também pode ser encontrada no bioma Cerrado, nos estados do Maranhão e Piauí. Com árvores que podem chegar a 40 metros de altura, no passado, a maior utilização era na construção de embarcações e casas. Hoje, essa fruta de sabor forte e único pode ser encontrada em sucos, sorvetes e o óleo retirado das sementes pode ser utilizado como anti-inflamatório e no mercado de cosméticos.
O nome da fruta é de origem Tupi e significa “cai logo”, uma característica marcante do fruto que se desprende da planta logo que amadurece. A fruta mede cerca de 10 cm e apresenta uma casca dura e resinosa. A polpa é branca e essa espécie pode se reproduzir de duas formas: por sementes ou brotações das raízes. As flores que brotam nas árvores são róseas ou brancas e com um aroma agradável.
O bacuri é mais encontrado em feiras e mercados entre os meses de janeiro a junho. A fruta de sabor agridoce já conquistou o paladar paraense e vem ganhando espaço no exterior. A fruta é um dos 30 produtos que vem demonstrado peso, significado na composição do Produto Interno Bruto (PIB) da economia da biodiversidade e um dos fortes candidatos que podem ser exportados do Brasil para o mundo.
VEJA MAIS
Quais os benefícios do Bacuri?
A fruta contém cerca de 105 calorias em uma porção de 100 g de polpa e uma vasta quantidade de nutrientes que podem auxiliar na qualidade de vida, como Fósforo, Potássio, Ferro, Cálcio e vitamina C. Confira outras vantagens de consumir a fruta:
- Reduz o colesterol: as fibras presentes no bacuri ajudam a controlar o açúcar no sangue e reduzem os níveis de colesterol LDL (o colesterol “ruim”), prevenindo diabetes e doenças cardiovasculares;
- A manteiga de bacuri, ao ser passada na pele, dá um toque aveludado e pode auxilia na remoção de manchas e diminuir cicatrizes;
- O óleo de bacuri é conhecido popularmente como um remédio eficaz contra picadas de aranhas e de cobras;
- O óleo da fruta também é usado contra a dor de ouvido e é considerado um remédio contra reumatismos e artrites;
- Previne resfriados: por conter vitamina C, reduz a gravidade dos sintomas do resfriado e atua como um anti-histamínico eficaz, que diminui inflamação, coriza e dores;
- Anti-inflamatório natural: o óleo também reduz inflamações e é cicatrizante. Por isso, auxilia no controle da hipertensão, obesidade e diabetes.
Como consumir o Bacuri?
Uma das formas mais comuns de consumir o Bacuri é em sobremesas e em suco. A forma in natura é uma das mais populares, por proporcionar o consumo mais puro da fruta. Com as cascas, geléias, sorvetes e diversos cremes são feitos, como a receita abaixo:
Se você está procurando uma outra receita para preparar com esse fruto, confira abaixo uma dica que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Tiramissu de bacuri
INGREDIENTES
- 200 gramas de polpas de bacuri
- 40 gramas de açúcar
- 1/2 baunilha em fava
- 2 folhas de gelatina incolor
- 50ml Água
- 400 gramas de creme inglês
- 200 gramas de chocolate branco derretido
- 200 gramas de chantili (ou chantilly)
MODO DE PREPARO
- Coloque a polpa de bacuri para ferver com o açúcar e a fava de baunilha;
- Dissolva a gelatina na água e misture-a ao creme de bacuri preparado;
- Peneire o creme e deixe esfriar;
- Misture ao creme inglês;
- Adicione o chocolate branco derretido em banho-maria e o chantili;
- Reserve.
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA