Buriti: o que é, benefícios e como comer
Conhecido também como Miriti, essa palmeira e os frutos possuem inúmeras utilidades, como a produção de brinquedos de miriti e a extração de um óleo rico em nutrientes e benefícios para o corpo
Com ampla distribuição no território nacional, principalmente na região amazônica, o Buriti, também conhecido como miriti, é um fruto oriundo de uma palmeira que pode produzir cerca de 400 a 500 frutos a cada safra. O nome científico é Mauritia Flexuosa e é bastante versátil, por possibilitar o consumo e a confecção de tapetes, bolsas, redes e outros acessórios da árvore.
Os benefícios e utilidades são vastos. Além disso, o Buriti está presente na alimentação de indígenas, nos laboratórios de cosméticos e é um dos insumos da Amazônia que mais apareceram em estudos científicos publicados entre 2017 e 2021. O nome da fruta é de origem Tupi e significa "natural da vida", por ser considerada uma árvore capaz de fornecer todos os elementos necessários para se viver, como a matéria-prima para construção de casas e alimentos.
VEJA MAIS
Podendo chegar em até 30 metros de altura, essa palmeira é muito importante para a manutenção da qualidade dos olhos d'água, que são nascentes onde se inicia um curso de água. É recomendável plantar Buriti quando esses locais estão com iminência de seca para a possível recuperação.
Brinquedo de Miriti
As utilidades não param por aí. Essa palmeira também é a matéria-prima para a produção dos famosos brinquedos de miriti. A confecção deste artesanato já é uma tradição cultural da cidade de Abaetetuba, no nordeste do Pará. Com apenas alguns instrumentos, como faca, lixa, cola quente, e muito talento, esses brinquedos são um dos símbolos mais importantes do Círio de Nazaré.
Confira abaixo mais curiosidades sobre esse artesanato, apresentado por Ronny Silva, embaixador do projeto "É Pará Isso":
VEJA MAIS
Quais os benefícios do Buriti?
A fruta contém cerca de 145 calorias em uma porção de 100g. Um dos maiores benefícios é o óleo extraído que tem propriedade para revitalizar e manter saudável a pele. Além disso, também é um aliado na proteção solar e diminui o ressecamento dos cabelos. Confira os benefícios do Buriti:
- Saúde da pele e cabelos: com alta quantidade de vitamina A, vitaminas do complexo B e compostos antioxidantes, a fruta pode ajudar na qualidade de partes essenciais do corpo humano;
- Contém vitaminas A, B e C, cálcio e ferro que são nutrientes atuantes na qualidade dos ossos e saúde do sistema nervoso;
- Anti-inflamatório natural: o óleo também reduz inflamações e é cicatrizante. Por isso, auxilia no controle da hipertensão, obesidade e diabetes.
VEJA MAIS
Como consumir o Buriti?
O Buriti floresce entre os meses de abril a agosto. Cada árvore é capaz de produzir cerca de cinco a sete cachos por safra. Redondos, de coloração vermelha, possui uma casca dura escamosa com formatos triangulares, que serve como proteção natural contra predadores e previne a entrada de água.
A polpa é fina, amarelada, carnosa e oleosa. Por dentro, tem um caroço, mas é possível encontrar frutos sem caroços ou com dois, que é a semente da palmeira. Consumida in natura, também pode ser usada como ingrediente em conserva ou compotas, sucos, geleias, doces e pratos salgados.
Confira abaixo algumas receitas com Buriti que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Farofa de Buriti com carne-seca
INGREDIENTES
- ½ kg de carne-seca previamente assada e pisada em um pilão
- 3 colheres (sopa) de polpa de buriti
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho
- cheiro verde
MODO DE PREPARO
- Em uma panela, refogue a polpa de buriti com a cebola e o dente de alho;
- Se a polpa for de boa qualidade, ela deixará naturalmente soltar o óleo da fruta;
- Quando isso acontecer, desligue o fogo;
- Coloque a gosto a farinha de mandioca e por último a carne-seca;
- Sirva em seguida. Com informações do portal cerratinga.org.br
Geleia de Buriti
INGREDIENTES
- 500 g de polpa de buriti
- 1 xícara de açúcar
- 2 xícaras de água
- 1/2 colher de sopa de gengibre ralado
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 casca de canela
- 1 limão tamanho médio
- 1 dente de alho
- 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
- Em uma panela, coloque a polpa de buriti, a pimenta bem cortada e sem sementes, o dente de alho inteiro, o gengibre ralado, o açúcar, a água, a casca da canela, o suco do limão e uma pitada de sal;
- Misture todos os ingredientes, e, em seguida, leve ao fogo médio e mexa;
- Quando começar a ferver, retire o alho e continue mexendo até chegar ao ponto de geleia;
- Sirva em seguida. Com informações do portal Tudo Gostoso.
VEJA MAIS FRUTAS DA AMAZÔNIA
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA