Camu-camu: o que é, benefícios e como comer
Você sabia que a Camu-camu pode auxiliar no tratamento contra o câncer e é a segunda fruta com maior teor de vitamina C no mundo? Confira outras curiosidades sobre essa fruta típica da região amazônica
Também conhecida como "camocamo", "caçari" e "araçá-d'água", Camu-camu é uma fruta típica da região amazônica. Com nome científico de Myrciaria dubia, ela é bastante requisitada para estudos científicos, devido aos elevados nutrientes que essa pequena fruta pode proporcionar.
Um desses benefícios é a grande quantidade de vitamina C. Camu-camu é considerada a segunda fruta com maior teor desta vitamina no mundo. Tem 30 vezes mais do que a laranja e outras frutas como acerola e limão. Neste quesito, ela só fica atrás da fruta australiana Kakadu plum, da família das ameixas.
Um estudo recente, realizado por cientistas canadenses das Universidades Laval e da McGill, apontou que a Camu-camu também pode auxiliar no tratamento contra o câncer, devido ao composto Castalagina. Essa substância atua como prebiótico, com capacidade para modificar a microbiota intestinal, fornecendo melhor resposta à imunoterapia. Os estudos ainda estão em fase de testes e, em breve, será usada em pacientes que estão em tratamento contra a doença.
VEJA MAIS
De porte pequeno, o camu-camuzeiro pode medir cerca de três a seis metros de altura. É encontrada em zonas alagadas e pelas margens dos rios. Pequena, a fruta tem um diâmetro de 1 a 3,2 cm, é arredondada, com coloração vermelha ou arroxeada e pesa cerca de 10 gramas.
Quais os benefícios do Camu-camu?
A fruta contém cerca de 26 calorias em uma porção de 100g. Além da vitamina C já mencionada, é uma importante fonte de antioxidantes, minerais, ferro, cálcio, β-caroteno e vários outros nutrientes essenciais para o corpo. Confira os benefícios do Camu-camu:
- Imunidade: com grande quantidade de antioxidantes, como vitamina C, fortalece o sistema imune e ajuda a combater diversas doenças como herpes e gripes;
- Diabetes: pode atuar na perda de peso e na regulação da a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o excesso de glicose no corpo;
- Emagrecimento: com propriedades diuréticas, o consumo do Camu-camu ajuda na remoção de fluidos corporais através da urina e estimula os rins a liberar substâncias que ajudam no processo de emagrecimento;
- Combate o envelhecimento: capaz de reduzir a ação danosa dos radicais livres que aceleram o desgaste celular no corpo todo.
VEJA MAIS
Como consumir o Camu-camu?
O Camu-camu pode ser encontrado em feiras e mercados entre os meses de novembro e março. Apesar de pequeno, essa fruta é bastante ácida e mais consumida na forma de sorvetes, suco, geleias, licores e outros pratos mais doces.
Porém, em in natura, ainda é a melhor forma de ser consumida para absorver os nutrientes. Confira abaixo algumas receitas com Camu-camu que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Geleia de Camu-camu
INGREDIENTES
- 500 gramas de Camu-camu
- 1kg de açúcar
- 5 cravos da Índia
MODO DE PREPARO
- Lave as 500 gramas de Camu-camu e retire o caroço;
- Bata as frutas no liquidificador até ganhar a aparência pastosa;
- Coloque 1 kg de açúcar e 5 cravos da Índia em fogo médio. Mexa até dar o ponto de geleia.
- Deixe esfriar dentro de potes de vidro.
Mousse de Camu-camu
INGREDIENTES
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 xícara de polpa de camu-camu
- 4 colheres (sopa) de água
MODO DE PREPARO
- Bata no liquidificador a polpa de Camu-camu com a água, o leite condensado e o creme de leite;
- Leve à geladeira até ficar consistente;
- Rende cinco porções.
VEJA MAIS FRUTAS DA AMAZÔNIA
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA