Uxi: o que é, benefícios e como comer
Por conta do desmatamento, essa fruta típica da Amazônia está se tornando cada vez mais rara. Conheça mais sobre os benefícios do Uxi e as formas de ser consumido
O Uxi, também conhecido como Uchiá, Uxipucú e Uxi-amarelo, é uma fruta originária da região amazônica, especialmente no Pará. Com nome científico de Sendopleura uchi, essa fruta peculiar pode ser consumida em sucos, sobremesas e a sua árvore, o uxizeiro, é bastante utilizada em marcenarias para a fabricação de móveis.
A árvore do Uxi é considerada de grande porte, medindo entre 20 e 30 metros, com tronco atingindo cerca de 40 a 100 cm de diâmetro. Em tempos de frutificação, uma árvore é capaz de produzir até 2.000 frutos, mas, apesar da grande quantidade, o Uxizeiro, após a germinação, pode demorar por volta de 20 anos para dar frutos.
A safra ocorre entre janeiro e maio. O Uxi é mais popular em feiras, principalmente em regiões interioranas. Com formato ovalado e polpa oleosa na cor amarela, essa fruta tem um sabor e cheiro forte. Após a colheita, esses frutos que podem medir de 5 a 7 cm de comprimento e com peso entre 50 e 70 g, podem ser armazenados por períodos de 2 ou 3 semanas. O Uxi também é um importante alimento para a subsistência de muitas comunidades rurais.
VEJA MAIS
Quais os benefícios do Uxi?
A fruta contém cerca de 252 calorias em uma porção de 100g de polpa e uma vasta quantidade de proteínas e nutrientes que podem auxiliar na qualidade de vida. Rica em fibras, sais minerais e vitaminas C e E, o Uxi é amplamente conhecido por conta das propriedades anti-inflamatórias. Confira outras vantagens de consumir a fruta:
- Saúde uterina: o Uxi é anti-inflamatório e imunoestimulante, podendo auxiliar na saúde do útero e na proteção contra alguns cistos. Para estes casos, a fruta é mais consumida em formato de chá, através das cascas da árvore;
- Fortalece o sistema imunológico: rico em vitamina C, o Uxi pode auxiliar no combate de microorganismos que podem prejudicar o corpo;
- Saúde da pele: ao cortar o caroço do Uxi, é encontrado um pó que pode ser utilizado para cobrir manchas na pele e aliviar coceiras;
- Emagrecimento: com propriedades diuréticas, o consumo do Uxi ajuda na remoção de fluidos corporais através da urina e estimula os rins a liberar substâncias que ajudam no processo de emagrecimento.
VEJA MAIS
Como consumir o Uxi?
O Uxi pode ser encontrado entre os meses de janeiro a maio. Com um sabor adocicado, a fruta é mais consumida na forma in natura, mas também pode ser usada como ingrediente para sorvetes, doces, licores e até em suplementos alimentares. Confira abaixo uma receita com Uxi que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Mousse de uxi
INGREDIENTES
- 2 caixas de leite condensado
- 1/2 xícara de leite líquido
- 1 caixa de creme de leite
- 100 gramas Castanhas do Pará
- Polpa de uxi
MODO DE PREPARO
- Bata no liquidificador uma lata de polpa do uxi e a mesma medida de leite condensado;
- Em seguida, junte em uma vasilha com leite e creme de leite batido em chantilly;
- Bata tudo levemente;
- Para finalizar, ponha castanha do Pará;
- Levar a geladeira por uns 30 minutos. Sirva em seguida.
VEJA MAIS FRUTAS DA AMAZÔNIA
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA