Cupuaçu: o que é, benefícios e como comer
A fruta regional é uma das mais procuradas e está ganhando avanço tecnológico para aumentar a produtividade; saiba mais
A fruta amazônica Cupuaçu, com nome científico de Theobroma grandiflorum, é típica da região norte e pode ser facilmente encontrada nos estados do Amapá, Amazonas e Pará. Vastamente usada na culinária local, essa fruta é bastante versátil. De sabor forte, está presente na culinária doce, como sorvetes. Além disso, pode ser consumida como suco, in natura e em geleias. Mas essa fruta não se limita, também é encontrada em cervejas, cachaças e até em cosméticos.
O nome da fruta é de origem Tupi (kupu = que parece com cacau + uasu = grande). Podendo chegar em até 10 metros de altura, a árvore do cupuaçu pertence à família do cacau e possui flores grandes de cor vermelha-escuro. São três as variedades do fruto: cupuaçu redondo (extremidade arredondada, pesando em média 2,5 quilos e é o mais comum); cupuaçu mamorana (extremidade alongada, pesando em média 2,5 quilos); cupuaçu mamau (não apresenta sementes, formato redondo).
VEJA MAIS
Quais os benefícios do Cupuaçu?
A fruta contém cerca de 53 calorias em 100 g de polpa e inúmeras vitaminas essenciais para o corpo humano. Por conter vitamina C, pode ajudar na imunidade e previne o envelhecimento precoce da pele. Confira outras vantagens de consumir a fruta:
- Vitamina C (ácido ascórbico): evita gripes, infecções e até o câncer;
- Vitaminas do complexo B: A B1 (tiamina) é antiestressante e tonificante dos músculos; já a B2 (riboflavina), alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias; e a B5 (ácido pantotênico), ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos;
- Coração: por conter a substância teobromina, pode ajudar na diminuição da pressão arterial e na prevenção de doenças cardiovasculares;
- Energia: A teobromina é semelhante à cafeína e, se consumido antes de atividades físicas, o cupuaçu pode gerar uma grande quantidade de energia, facilitando a queima de calorias.
Tecnologia pode aumentar a produtividade do Cupuaçu
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental) apresentou o kit clonal " cupuaçu 5.0 cinco, que são clones da fruta — de cinco espécies que devem ser plantadas juntas — desenvolvidos em uma pesquisa de levou cerca de 10 anos. Esse reforço tecnológico pode ajudar na expansão nacional e internacional da fruta. Para saber mais, confira a matéria especial sobre a pesquisa:
Como consumir o Cupuaçu?
O cupuaçu é mais encontrado durante o Inverno Amazônico, entre os meses de dezembro a maio. Uma das formas mais comuns de consumir o cupuaçu é na confecção de bombons. Uma outra forma que está se popularizando é o a fabricação do "cupulate", que é um produto cujo sabor se assemelha ao chocolate, mas é feito da semente do cupuaçu, sem casca e fervida em fogo brando, por 20 minutos.
Essa fruta ácida e com aroma doce bem presente também está presente em sucos, sobremesas, saladas, biscoitos, geleias e demais doces a partir de sua polpa que pode ser encontrada em feiras e supermercados.
VEJA RECEITAS COM CUPUAÇU
Se você está procurando uma receita para preparar com esse fruto, confira abaixo uma dica que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Brownie de chocolate com geleia de cupuaçu
INGREDIENTES
- 100g de chocolate 71%;
- 50g de farinha de trigo;
- 100g de açúcar demerara;
- 125g de manteiga;
- 2 ovos;
- Uma pitada de sal;
- Geleia de cupuaçu a vontade
MODO DE PREPARO
- Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas;
- Misture a manteiga e o ovo, e depois acrescente a farinha de trigo, o açúcar e o sal;
- Unte uma forma pequena e leve para assar em forno pré-aquecido a 180⁰C por 20 minutos;
- Depois que ficar pronto, adicione a geleia de cupuaçu.
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA