Babaçu: o que é, benefícios e como comer
Deste fruto, tudo pode ser aproveitado e é matéria prima na produção de artesanato, cosméticos, farinhas e até móveis.
O Babaçu, com nome científico de Attalea speciosa, é uma espécie de palmeira multifuncional, que proporciona alimento de seus frutos, produção de moradias através do tronco das árvores e a mais conhecida, a extração das sementes oleaginosas, resulta em um óleo muito utilizado em pesquisas científicas e na fabricação de cosméticos.
A palmeira do babaçu é típica da região amazônica e nordeste brasileiro. Ela também é chamada de bauaçu, baguaçu, auaçu, aguaçu, guaguaçu, uauaçu, gebara-uçu, coco-de-macaco, coco-de-palmeira, coco-naiá, coco-pindoba e palha-branca.
VEJA MAIS
Medindo cerca de 20 metros de altura, essa palmeira só começa a produzir os primeiros frutos a partir de dez anos do plantio. Em época de safra, os encorpados cachos são capazes de produzir, em média, 500 frutos. Quando colhidos, todas as partes têm uma finalidade, como a "casca" externa, usada na fabricação de estofados, objetos decorativos e até adubo.
Logo abaixo, por ser uma área rica em amido, é usada na fabricação de uma farinha e não acaba por aí. A parte conhecida como mesocarpo, a mais resistente, pode servir como lenha e produção de artesanato de grande porte. Por fim, as amêndoas, tem um vasto uso na alimentação, em cosméticos e é uma das espécies nativas listadas na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus), que realiza pesquisas acerca do potencial medicinal de plantas.
VEJA MAIS
Quais os benefícios do Babaçu?
Por ser um fruto oleaginoso, contém cerca de 602 calorias em uma porção de 100g. O maior benefício vem do óleo extraído, que possui na composição considerável quantidade de ácido láurico e vitamina E, responsáveis pela saúde da pele. Confira os benefícios do Babaçu:
- Imunidade: com grande quantidade de antioxidantes, fortalece o sistema imune e ajuda a combater diversas doenças infecciosas;
- Cabelo e unhas: contém ácido láurico, que ajuda na prevenção de caspa, seborreias, fortalece as unhas e promove o amolecimento das cutículas no momento de preparar para a esmaltação;
- Acne: com fitoesteróis e vitamina E, é eficaz na redução de inflamações na pele e promove regeneração da pele que pode ajudar na cicatrização, queimaduras e rugas;
VEJA MAIS
Como consumir o Babaçu?
Os frutos do Babaçu podem ser encontrados entre os meses de agosto a dezembro. Pode ser usado na fabricação de inúmeras sobremesas e também em bolos e bolachas. Com informações do portal Cerratinga, confira abaixo algumas receitas com Babaçu que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Bolacha de babaçu
INGREDIENTES
- 500g de farinha de babaçu
- 1kg de farinha de trigo
- ½ pacote de sal amoníaco
- 2 pacotes de coco ralado
- 4 copos de leite
- 500g de manteiga
- 3 ovos
MODO DE PREPARO
- Coloque 3 ovos numa vasilha, acrescente açúcar, manteiga, dois copos de leite e coco;
- Bata os ingredientes e acrescente a farinha de trigo;
- Com os ingredientes misturados, junte os outros dois copos de leite e o sal amoníaco;
- Amasse até obter uma massa homogênea;
- Por fim, enrole e coloque no forno.
Bolo de babaçu
INGREDIENTES
- 75g de manteiga
- 100g de açúcar mascavo
- 90g de melado de cana
- 100ml de água
- 1 ovo
- 80g de farinha de mesocarpo de babaçu
- 150g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de gengibre em pó
- 1 boa pitada de canela
- 1 colher (chá) fermento químico
MODO DE PREPARO
- Coloque os 5 primeiros ingredientes em uma panela e aqueça até dissolver bem o açúcar;
- Espere esfriar e acrescente o ovo, a água e mexa;
- Acrescente os produtos secos peneirados;
- Coloque no forno e asse a 180°C.
VEJA MAIS FRUTAS DA AMAZÔNIA
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA