Jambo: o que é, benefícios e como comer
O Jambo é considerado uma "fruta da infância" e não é difícil de encontrar relatos sobre uma época em que crianças pulavam muros para subir nos jambeiros e saborear o fruto
A origem é asiática, mas a fruta Jambo já está tão presente no cotidiano paraense que sua história se confunde com a do estado. De nome científico Syzygium jambos, essa fruta também é abundante na Índia e na Malásia, de onde são originários. Entretanto, com as diversas colonizações que ocorreram ao redor do mundo, também se encontra o Jambo em diversos continentes. No Brasil, por não se adaptar ao clima frio, a fruta se ajustou facilmente nos estados do Norte e Nordeste.
Os jambeiros podem atingir cerca de 15 metros de altura e apresentam um longo tronco reto com folhas grandes e verde-escura. Por conta dessas características que podem oferecer grandes sombreamentos, essa espécie está muito presente nas residências. Cada jambeiro é capaz de produzir mais de 1000 frutos, o que resulta em cerca de 85 quilos de jambo por árvore.
VEJA MAIS
Atualmente, existem diversas espécies do jambo e em variadas cores e tamanhos, porém, as mais encontradas nas feiras e mercados são os frutos nos tons de rosa, branco, e o mais conhecido: o roxo. Mas essa fruta adocicada de polpa branca e casca fina também é admirada pela floração. Entre agosto e fevereiro, os jambeiros produzem flores em forma de pompom e na cor rosa, que encantam e atraem a população para fotos e apreciação.
Para muitas pessoas, o Jambo é uma "fruta da infância". Época em que as árvores eram mais comuns de serem encontradas e memórias afetivas de crianças pulando muros e subindo nas árvores para saborear o fruto fazem parte de muitas lembranças.
VEJA MAIS
Quais os benefícios do Jambo?
A fruta contém cerca de 50 calorias em 100g de polpa. Os frutos possuem ferro, proteínas e minerais que auxiliam na saúde e no bom funcionamento do corpo. Além disso, o jambo apresenta 28,2% de umidade, 0,7% de proteína e 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina). Confira outros benefícios:
- Diurético: por ser rico em fibras, permite o bom funcionamento do intestino e evita prisão de ventre e diarreia. Também é indicado para auxiliar na retenção de líquidos;
- Previne o envelhecimento: a coloração avermelhada é característica de um conjunto de pigmentos, os antocianinas. Possuem potencial antioxidante que evita o envelhecimento precoce;
Como consumir o Jambo?
Com frutificação entre janeiro a maio, o jambo é mais consumido in natura, mas também é utilizado na produção de sucos, geleias, compotas, doces e licores. Por isso, a Redação Integrada de O Liberal selecionou duas receitas para você inovar e apreciar esse fruto. Confira:
Suco de jambo
INGREDIENTES
- 4 unidades de jambo;
- 500 ml de água;
- Açúcar ou adoçante a gosto.
MODO DE PREPARO
- Lavar bem os jambos e remover as suas sementes;
- Bata as frutas no liquidificador com a água e o açúcar ou adoçante a gosto;
- É opcional por algumas pedrinhas de gelo ao suco batido;
- Servir imediatamente.
Geleia de jambo
INGREDIENTES
- 1 kg de jambos
- 1 ½ xícara de açúcar
MODO DE PREPARO
- Primeiro, corte os jambos em pedaços menores e remova os caroços;
- Ponha a polpa em uma panela grande;
- Adicione o açúcar e deixe cozinhar em fogo médio;
- Misture de vez em quando, até que a fruta e o açúcar comecem a se desfazer, formando uma geleia.
- Quando estiver bem cozida, transfira o doce para um prato;
- Bata levemente com um mixer (se preferir, você pode deixar a geleia com pedaços da fruta mesmo);
- Para finalizar, coloque a geleia de jambo em um pote de vidro e deixe na geladeira;
- Consumir no período de até 2 semanas.
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA