Abiu: o que é, benefícios e como comer
Essa típica fruta de quintal é muito apreciada em época de safra e, ao ser consumida, causa uma sensação de boca "colada". Entenda os motivos para isso acontecer
Abiu, com nome científico de Pouteria Caimito, é uma fruta originária da Região Amazônica do Brasil e em diversos países do continente sul-americano. Também pode ser encontrada na América Central, devido a facilidade da fruta em se adaptar à áreas de várzea ou solos com boa umidade, características típicas desses territórios. Contendo dois tipos de espécie, o amarelo e roxo, o principal traço do Abiu é a textura gelatinosa que dá uma sensação de boca "colada".
O nome da fruta é de origem Tupi-guarani e significa "fruta com ponta" ou "fruta bicuda". Esta característica pode ser vista no seu formato redondo ou oval, com casca fina, e uma polpa de sabor doce na cor branca que possui cerca de duas sementes negras, lisas e oblongas. A árvore dessa fruta, o Abieiro, pode medir de 6 a 24 metros. Já o Abiu, pode pesar em torno de 150g a 600 gramas.
VEJA MAIS
O Abiu roxo, também conhecido como caimito, tem características bem parecidas com a versão amarela, mas a sua árvore é menor, medindo entre 10 a 18 metros e a frutificação ocorre entre os meses de julho a dezembro. Cada fruto também pode ter o dobro de sementes, cerca de 10, porém, também é possível achar frutos sem sementes.
Por que o abiu “cola” a boca?
O principal motivo que leva a essa sensação de "boca colada" é porque a fruta é consumida da maneira errada. É necessário escolher as frutas maduras, com casca bem amarela. Caso contrário, a casca libera um látex branco e viscoso que, em contato com o ar, resseca e se torna aderente à boca, ocasionando a sensação de "cola" nos lábios.
Entretanto, a solução para esse problema é simples: basta usar algum tipo de óleo vegetal no local afetado pelo "grude".
VEJA MAIS
Quais os benefícios do Abiu?
A fruta contém cerca de 95 calorias em uma porção de 100g de polpa e uma vasta quantidade de proteínas e vitaminas A e C que podem auxiliar na qualidade de vida. Confira outras vantagens de consumir a fruta:
- Anemia: o Abiu possui um composto chamado clorofila, que pode funcionar como uma espécie de purificador sanguíneo. Além disso, é rica em vitaminas e minerais que aumentam absorção de ferro pelo organismo;
- Cicatrizador: contém vitamina E, que auxilia no combate de radicais livres e pode combater envelhecimento da pele e ajudar em cicatrizações;
- Estômago e intestino: essa fruta possui bastante fibras e pode auxiliar no bom funcionamento do sistema digestivo, evitando diarréias e constipação;
- Saúde dos olhos: Na medicina popular brasileira, o chá de Abiu pode ser utilizado como uma compressa para aliviar doenças oculares, como terçol.
Como consumir o Abiu?
O Abiu pode ser encontrado entre os meses de abril a julho. Com um sabor adocicado, a fruta é mais consumida na forma in natura, mas também pode ser usada como ingrediente para geleias. bolos e até bebidas. Confira abaixo algumas dicas de receitas com Abiu que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Caipirinha com Abiu
INGREDIENTES
- 1 limão Tahiti
- 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 70 ml de cachaça prata
- 2 abiu
- gelo a gosto
MODO DE PREPARO
- Descasque o limão, deixando um pouco da casca. Corte-o em 5 partes, tirando o miolo.
- Coloque o limão com a polpa para cima. Corte a Abiu sem tirar a casca e coloque no copo junto com o limão;
- Acrescente o açúcar e amasse bem para soltar o caldo do limão e o sabor da Abiu;
- Coloque o gelo e acrescente a cachaça;
- Por fim, decore a borda com um pedaço de limão. Com informações do portal Caipirinha Prendada
Bolo de abiu
INGREDIENTES
- 2 copos de farinha de trigo integral
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 1 xícara de chá de açúcar mascavo
- 1 copo de leite
- 1/2 kg de abiu
- Raspas de limão
MODO DE PREPARO
- Lave os Abius, retire as sementes e leve para bater no liquidificador junto com o açúcar, a margarina e o açúcar;
- Depois da mistura ficar líquida, adicione a farinha, o fermento, o leite e volte a bater até obter uma massa homogênea;
- Transfira para uma forma untada e enfarinhada;
- Leve ao forno a 180°C por meia hora ou até dourar. Com informações do portal Receitaria.
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA