Varíola dos macacos: saiba quais são as formas de contágio da doença
As formas de contágio da doença são diversas, informou o infectologista Alessandre Guimarães, em uma live realizada na última sexta-feira (29) pelo Grupo Liberal
Provocada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês), a varíola dos macacos foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A decisão foi tomada com base no aumento de casos em vários países, o que aumenta o risco de uma disseminação internacional. As formas de contraí-la são diversas, informou o infectologista Alessandre Guimarães, em uma live realizada na última sexta-feira (29) por O Liberal.
“Começa a transmissão pela possibilidade de gotículas que a gente expele enquanto fala, tosse ou espirra. São gotículas, partículas grandes e pesadas passadas pela via respiratória. A maior parte das infecções é pelo contato direto, de pessoa para pessoa, ao tocar nas lesões, ou contato indireto por fonte, que são os objetos inanimados que podem conter secreções de alguém que passou pelo local”, destacou.
Veja mais detalhes sobre a Varíola dos Macacos:
• Prevenção
• Sintomas
• Tratamento
• Casos
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA