Varíola dos macacos: entenda como será a vacinação no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, as primeiras doses do imunizante contra a varíola dos macacos destinadas ao país deverão chegar em setembro
As primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox, em inglês) destinadas ao Brasil deverão chegar em setembro, segundo informou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros. Durante uma live realizada na última sexta-feira (29) por OLiberal.com, o infectologista Alessandre Guimarães comentou sobre como será a vacinação no País.
VEJA MAIS
O Brasil ainda não possui esquema de vacinação. Recentemente, o Ministério da Saúde informou que fez a encomenda de doses, mas que a aplicação não será ampla por enquanto. “As vacinas vão ser direcionadas para os profissionais da área de saúde, pessoas que trabalham em laboratório de análise, manipulando essas amostras. Não temos vacina no Brasil e tampouco em clínicas particulares”, analisou o infectologista.
As pessoas que nasceram depois da década de 1980 não possuem proteção contra o monkeypox vírus. Os que nasceram antes de 1979, quando ainda eram aplicados os imunizantes, devem ter recebido ao menos uma dose da vacina, mantendo a proteção. O vírus da doença é de DNA, ou seja, não tem muitas mudanças, nem variações, ao contrário do coronavírus, que é de RNA e acaba criando uma série de mutações.
Assista à live:
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA