Varíola dos macacos: Santarém tem primeiro caso suspeito sendo investigado
É o primeiro caso suspeito publicamente notificado e sendo investigado no Pará
Um caso suspeito de varíola dos macacos está em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em Santarém, região oeste do Pará. Trata-se de um homem, de 36 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na tarde deste domingo, 31 de julho.
VEJA MAIS
Em nota, a direção da UPA informou que recebeu, na tarde de domingo, um homem que esteve recentemente em São Paulo, apresentando calafrios, febre, cefaléia, lesões na pele e enfartamento ganglionar.
“Haja vista os sintomas, o paciente foi isolado e passou a ser investigado pelas equipes de epidemiologia do Hospital Municipal de Santarém juntamente com a Vigilância em Saúde do município como suspeito de poder ter contraído a doença da varíola dos macacos”, destacou a nota.
Ainda de acordo com a nota, o paciente recebeu alta médica na manhã de segunda-feira (1º) com quadro clínico considerado estável e passará a ser acompanhado pelos órgãos de saúde.
A Secretaria de Saúde Pública (Sespa) informou, na tarde desta segunda-feira (1º), às 16h47, que há três casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox ) em investigação nos municípios de Santarém (1), Ananindeua (1) e Parauapebas (1). Em nota, a Secretaria afirmou que os pacientes estão isolados.
"A Sespa reforça que já fez a orientação para que seja realizada a análise clínica, notificação do caso e encaminhamento das amostras dos pacientes para laboratório. Não há casos confirmados de monkeypox no Pará", destacou a nota.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA