Varíola dos macacos: Primeira morte no Brasil tinha câncer, diz Ministério da Saúde
Pasta informou que o homem tinha 41 anos e ficou hospitalizado em um centro de saúde público
A primeira morte de paciente infectado pela varíola dos macacos foi confirmada nesta sexta-feira (29) pelo Ministério da Saúde. A vítima tinha diversas comorbidades, entre elas um câncer do tipo linfoma.
VEJA MAIS
O homem, que tinha 41 anos, ficou hospitalizado em um centro de saúde público de Belo Horizonte (MG) e veio a óbito na quinta-feira (28). A pasta informou que a causa da morte foi um choque séptico (alastramento de infecção pelo corpo), agravado por varíola dos macacos.
Nota divulgada pelo Ministério da Saúde:
O Ministério da Saúde confirma um óbito relacionado a monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, no Brasil. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que levaram ao agravamento do quadro. Ficou hospitalizado em hospital público em Belo Horizonte, sendo depois direcionado ao CTI. A causa de óbito foi choque séptico, agravada pela monkeypox.
De acordo com o último boletim divulgado pela Saúde, o Brasil registrou 1.066 casos da doença até o momento. Devido ao crescimento de casos em diversos estados brasileiros, a pasta inaugura, nesta sexta-feira, um Centro de Operações de Emergência (COE) com objetivo de acompanhar o desenvolvimento da doença. Há casos confirmados em 16 unidades da Federação.
(*Emilly Melo, estagiária sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA