Varíola dos macacos: Nova York declara estado de emergência
Governadora Kathy Hochul afirmou que mais de um em cada quatro casos da doença nos Estados Unidos foram registrados no estado
Somando 1.383 casos de varíola dos macacos, até a última sexta-feira (29), o estado de Nova York, nos Estados Unidos, declarou estado de emergência por causa da doença. O anúncio foi feito pela governadora Kathy Hochul. "Estou declarando uma emergência estadual de desastre para fortalecer nossos esforços contínuos para enfrentar o surto de varíola dos macacos", escreveu a gestora, no Twitter, na última sexta. As informações são do G1 Mundo.
Hochul explica que a medida "permite que o estado responda mais rapidamente e que os profissionais de saúde tomem medidas adicionais que ajudarão a vacinar mais nova-iorquinos".
Com a decisão, é possível, por exemplo, ampliar o número de pessoas que podem administrar vacinas contra a varíola, incluindo funcionários do Serviço Médico Emergencial (EMS, sigla em inglês), farmacêuticos e parteiras.
VEJA MAIS
Mais de um em cada quatro casos da doença nos Estados Unidos foram registrados em Nova York, tendo um "impacto desproporcional" em alguns grupos de risco, ainda de acordo com a governadora.
Brasil
Declarada uma "emergência de saúde global", no sábado (23), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a varíola dos macacos provocou a primeira morte no Brasil, na última quinta-feira (28). O paciente era um homem de 41 anos com graves problemas de imunidade, que estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde, na sexta.
A morte é a primeira fora da África registrada no atual surto da doença, de acordo com os dados mais recentes disponíveis em relatório publicado pela OMS.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA