Varíola dos macacos: governo quer antecipar chegada de vacinas
Ministério da Saúde negocia com a Opas remessas ainda em agosto: prioridade é para profissionais de saúde, além de medicamentos para casos graves
O Ministério da Saúde anunciou esta quarta-feira (3) que está realizando negociações, por intermédio de tratativas com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para tentar antecipar a chegada de doses da vacina contra a varíola dos macacos ao Brasil.
VEJA MAIS
O Governo Federal já negociou a compra de 50 mil doses do imunizante. O órgão já havia informado na última semana que as entregas das primeiras doses estavam previstas para setembro. Agora Ministério da Saúde dialoga com a Opas para que uma remessa das vacinas seja antecipada ainda para agosto. As informações são do portal Metrópoles.
O Ministério da Saúde já adiantou que as vacinas não serão aplicadas imediatamente em toda a população. Profissionais de saúde serão o grupo prioritário a ser imunizado, por causa do maior risco de contaminação pela doença.
O ministro da saúde Marcelo Queiroga já havia anunciado na segunda (1º) que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat - que é o medicamento usado para tratamento da varíola dos macacos. A remessa do fármaco também será realizada com ajuda da Opas.
Queiroga disse ainda que as primeiras remessas serão reservadas a “casos mais graves”. Na sexta-feira (29) o governo federal confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil, ocorrida na quinta-feira (28). A vítima era um homem de 41 anos, de Belo Horizonte (MG).
Saiba mais detalhes sobre a Varíola dos Macacos:
• Prevenção
• Sintomas
• Tratamento
• Casos
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA