Confira quem ainda tem chance de ocupar uma vaga na Câmara de Belém

Candidatos podem assumir com o resultado dos julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, referentes a supostas fraudes no cumprimento da cota de gênero

Sérgio Chêne

Após a cassação do mandato do vereador Zeca do Barreiro (Avante), ocorrida no último dia 10, a expectativa agora é pela nova data, a ser definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pará), dos julgamentos dos demais recursos eleitorais referentes a possíveis fraudes nos registros de candidatura nas eleições de 2020 na capital paraense. As irregularidades seriam relacionadas ao não cumprimento de 30% da cota de gênero feminino, prevista na Emenda Constitucional 97/2017.

VEJA MAIS

image Presidente do TRE sobre cassação de vereador de Belém: 'Passamos uma mensagem aos partidos'
Luzia Nadja ressaltou que os partidos precisam observar as candidaturas de mulheres e dar espaços às lideranças femininas

image Ação que pedia a cassação do mandato do vereador de Belém João Coelho é julgada improcedente
Decisão foi tomada na mesma sessão do TRE que terminou com a cassação do mandato de Zeca do Barreiro

Caso a Corte Eleitoral se posicione favorável aos recursos impetrados no início de 2021, em forma de Ações de Impugnação de Mandato Eletivo (AIMEs), a Câmara Municipal de Belém (CMB) deve contar com Simone Kawhage (Cidadania), Toré Lima (DEM), Wilson Neto (PV), Wellington Magalhães (MDB), Claudia Vinagre (PSDB) e Eduarda Bonanza (PL) como novos parlamentares.

A assistente social Gizelle Freitas (candidatura coletiva PSOL) pode assumir a vaga de Zeca do Barreiro. Gizelle, no entanto, tem que aguardar o resultado do recurso que deverá ser interposto junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo Avante, em ação já confirmada pelo advogado da agremiação, Ricardo Lacerda. Contudo, o partido aguarda a decisão do Pleno no Diário de Justiça.

image Vereador de Belém cassado vai entrar com recurso especial para suspender efeito da decisão
Defesa alega que o partido não agiu de má fé e vai recorrer assim que a decisão for publicada

image Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador de Belém por conta de descumprimento nas cotas de gênero
Processos ajuizados contra partidos políticos envolvem fraude na lei que garante 30% de candidaturas femininas durante as eleições municipais de 2020

Por sua vez, o TRE informou que, após anunciada a cassação, comunicou a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia seguinte, 11. Um acórdão está sendo produzido e será publicado em seguida, mas sem data definida. A publicação pode ser acompanhada pelo PJE (processo eletrônico - site do TRE Pará). Após a publicação, a CMB será notificada e o parlamentar cassado terá até 72 horas para apresentar recurso ao TSE.

Trâmite

Consultado, o TRE se manifestou sobre a condição do vereador cassado em 2ª instância. “O recurso não tem efeito suspensivo imediato, mas provavelmente será pedido. Caso isso ocorra, o relator do TSE poderá ou não conceder o efeito suspensivo. Se ele suspender a decisão do TRE Pará, o vereador vai permanecer no cargo. Se ele não suspender a decisão, ele sai imediatamente do cargo”, disse trecho da nota do Tribunal.

image Saiba quem são os outros cinco vereadores de Belém que podem ter o mandato cassado pelo TRE
Partidos respondem por fraude envolvendo a cota de gênero, situação que levou à cassação do mandato de Zeca do Barreiro

A reportagem tentou contato com os partidos dos vereadores acusados de fraudes na cota de gênero, mas não quiseram se manifestar sobre as expectativas referentes aos próximos julgamentos. Com a improcedência do recurso no caso do vereador petebista João Coelho, aguardam ainda as novas datas de julgamentos Túlio Neves e Roni Gás, ambos do PROS, Josias Higino (Patriota) e Pastora Salete (Patriota) e Dona Neves (PSD).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA