Naufrágio na Ilha de Cotijuba: pescadores que salvaram vítimas recebem medalha em Belém

Os pescadores José Learte Lemos, José Cardoso Lemos, José Carlos Santiago Lemos e Rubson Alexandro Lemos receberam a medalha da Ordem do Mérito Grão-Pará Grau Cavaleiro. Eles salvaram 50 vítimas de naufrágio que ocorreu dia 8 de setembro

O Liberal
fonte

Os pescadores José Learte Lemos, José Cardoso Lemos, José Carlos Santiago Lemos e Rubson Alexandro Lemos, responsáveis por salvar pelo menos 50 vidas durante o naufrágio na Ilha de Cotijuba que vitimou uma embarcação que fazia a travessia do Arquipélago de Marajó para Belém, no último dia 8 de setembro, receberam a medalha da Ordem do Mérito Grão-Pará Grau Cavaleiro nesta segunda-feira (26). 

A homenagem foi realizada pelo Governo do Pará, durante solenidade no Palácio dos Despachos, Sede do Poder Executivo Estadual, em Belém. Autoridades estaduais são unânimes ao afirmar que, se não fosse a ajuda de pescadores, a tragédia poderia ter mais vítimas.

VEJA MAIS

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: 'Estávamos pescando e nos deparamos com essa tragédia', diz pescador
Pescadores localizaram a embarcação próximo à praia do Vai Quem Quer, em Cotijuba

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: embarcação é localizada por pescadores e bombeiros
Nível da maré e força da correnteza atrapalham as buscas. Familiares exigem que as buscas sigam antes do nível da água subir.

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: hélice da lancha já tinha apresentado problema, diz defesa de família
A pane teria sido registrada no mesmo trajeto, ou seja, durante viagem que saiu do porto de Camará

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: sobrevivente grávida fala sobre perda do marido e indenização
A professora Fernanda Avelar, 31 anos, está grávida de dois meses de Sinval Lopes da Costa, uma das 22 pessoas que morreram no naufrágio

Esse grupo de pescadores, liderado por José Cardoso Lemos, o Zezinho, resgatou mais de 50 pessoas com vida, além de nove corpos. Presentes na solenidade, foram unânimes ao afirmar que agiram por instinto para salvar as pessoas. 

“O sentimento desta homenagem é de gratidão. Não tenho palavras para dizer. As pessoas nos ligam chamando de heróis, mas foi algo que fizemos de coração. Nunca imaginei chegar onde cheguei e até falar com o governador”, disse Zezinho.

“O sentimento é de gratidão eterna para eles. Merecem muito mais. Todo reconhecimento que estão tendo é muito pouco. Eu como mãe só tenho que agradecer por terem trago a vida do meu filho de volta. E até pela minha mãe, que mesmo sem vida, nos permitiu a despedida”, agradeceu Laiane Batalha, mãe de Daniel Batalha, que foi resgatado com vida.

image Pescador que socorreu vítimas de naufrágio em Cotijuba vai ganhar uma casa nova; vídeo
Além da casa nova, o pescador Zezinho também contará a ajuda de uma vaquinha virtual realizada pelo Razões Para Acreditar

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: defesa de comandante alega mentiras de sobreviventes
De acordo com Dorivaldo Belém, “algumas pessoas podem estar mentindo, se dizendo sobreviventes” do naufrágio

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: comandante da lancha segue preso
Um pedido de revogação da prisão preventiva havia sido feito pelo advogado de defesa de Marcos Oliveira, Dorivaldo Belém, na última sexta-feira (16). A informação foi repassada pelo próprio advogado

Em pronunciamento na solenidade, o governador Helder Barbalho afirmou que a condecoração aos envolvidos é um reconhecimento dos paraenses ao resgate realizado e, além do que, o ato realizado por eles é um exemplo de solidariedade e amor ao próximo.

“Em nome do Estado do Pará quero dizer da honra e, acima de tudo, que esse gesto representa o reconhecimento pelo ato heróico, bravura e solidariedade de cada um dos senhores”, relatou o chefe do Poder Executivo Estadual durante a solenidade. 

“Não poderíamos deixar de reconhecer, em nome da sociedade paraense, exemplos que ficam marcados em nossa história, onde quatro homens, pescadores, ao perceberem a gravidade dos fatos, tiveram a coragem e iniciativa de, mesmo colocando suas vidas em risco, salvar dezenas de irmãos e irmãs”, ponderou o governador. 

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: defesa de comandante propõe indenização de R$10 mil por família
De acordo com o advogado Dorivaldo Belém, o valor total é de R$ 220 mil e pode mudar se mais alguma pessoa for encontrada morta do naufrágio

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: buscas chegam ao nono dia e criança de 4 anos segue desaparecida
De acordo com a Segup, Sofia Lorem, de 4 anos, ainda não foi encontrada

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: 'Piores condições possíveis', diz bombeiro sobre o risco das buscas
Os mergulhadores estão fazendo trabalhos de revezamento que tornam as buscas quase ininterruptas durante quase todo o dia, com foco nos horários em que a maré baixa

Ações após o naufrágio

Ainda sobre o andamento das ações após o naufrágio, o governador Helder Barbalho informou que o Estado está em fase de contratação da empresa que será responsável em retirar a embarcação do fundo do rio. O governador também explicou que essa medida vai auxiliar nas buscas por vítimas e fornecer mais elementos para as investigações sobre o acidente.

“Caberia a empresa fazer o içamento da embarcação. Tomamos a decisão de que o Governo do Estado irá se responsabilizar por isso para não aguardar a iniciativa do privado. Temos que buscar uma pequena jovem que está desaparecida. Não podemos descansar enquanto esse conforto não chegar até a sua família. Isso também vai permitir o aprofundamento das investigações sobre a causa deste naufrágio tráfico”, completou Helder Barbalho.

image Naufrágio na ilha de Cotijuba: MP abre inquérito para investigar acidente
A Promotoria de Justiça de Salvaterra instaurou inquérito civil com o objetivo de acompanhar, fiscalizar e apurar as circunstâncias do naufrágio com a lancha “Dona Lourdes II”

image Naufrágio em Cotijuba: licitação será aberta para serviço de reflutuação da lancha, diz Segup
Menina de três anos desaparecida é a última vítima a ser encontrada. Família acredita que ela possa estar presa na lancha

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: Polícia quer saber como comandante da lancha driblava fiscalizações
Polícia Civil também quer saber se Marcos de Souza Oliveira operava ilegalmente a lancha "Dona Lourdes II" com a ajuda de parceiros

Contratação 

Seguindo a tramitação processual necessária para contratação da empresa responsável pelo resgate da embarcação naufragada, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) tornou público, no Diário Oficial do último dia 20, que será vai realizar na próxima segunda-feira (03) uma licitação na modalidade pregão eletrônico por critério de menor preço para  contratação de empresa especializada na prestação de serviços de içamento e remoção da embarcação. 

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: processo de licitação para reflutuação da embarcação é publicado
O processo foi publicado na quarta-feira (21) no Diário oficial do Estado (DOE)

“Em princípio, a responsabilidade deste resgate da embarcação seria da empresa proprietária que em termo declaração na Polícia Civil informou não ter condições. Também seria da Marinha do Brasil que investiga as causas, mas informou que só faria se  houvesse risco à navegação, o que informaram não ser o caso. O Estado então assumiu a responsabilidade”, detalhou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM