Enem 2024: Alunos que terminaram o primeiro dia de prova mais cedo comentam dificuldades

Eles avaliam tema da redação como “importante” e descrevem desempenho

Maycon Marte e Thaís Neves
fonte

Após as primeiras horas de prova deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024), alguns participantes começaram a sair dos locais de realização em Belém. Eles elogiam o tema da reação deste ano, além de apontarem um bom desempenho. É o caso do estudante Ryan Souza, que terminou a primeira etapa do teste cerca de duas horas após o início oficial, às 15h35. “Para mim foi um tema fácil, porque eu já tinha estudado sobre isso. Para mim, foi uma prova legal”, afirma.

No caso da estudante Maylana Tavares, de 14 anos, que fez o exame pela primeira vez, como teste, o desafio maior é a pressão que a prova traz e não o conteúdo em si. Ela descreveu uma facilidade grande com o conteúdo trabalhado neste primeiro dia e conseguiu terminar a prova em três horas de duração.

“A prova não foi tão complicada, mas foi cansativo por conta da pressão. Esse foi o meu primeiro ano e eu vim fazer a prova como teste, então foi bom”, explica.

Sobre a redação, Maylana descreveu surpresa com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Apesar de ser uma proposta “inesperada” para ela, afirma que não sentiu tantas dificuldades para argumentar a respeito. 

VEJA MAIS

image Entenda o cálculo das notas do Enem 2024
Para ter mais pontos, não basta acertar “no chute”, é preciso saber

image Estudantes terão aulão e revisão gratuita para o Enem 2024; saiba mais
A programação online para alunos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio e demais vestibulares ocorre no dia 19 de outubro, sábado, a partir das 14 horas. Inscrições abertas

image Enem 2024: Pará tem mais de 300 mil inscritos para o exame
O número pode aumentar, já que o prazo de inscrição encerrará na próxima quarta-feira, 19 de junho

A participante Ana Carolina, de 18 anos, também esteve entre os que saíram mais cedo da prova e, para ela, o tema trouxe uma reflexão importante, por lidar com a herança de uma cultura que veio ao país durante um período obscuro da nossa história. 

“A cultura afro-brasileira faz parte da criação do nosso país, e por isso reflete muito no nosso cotidiano, por exemplo, nos costumes que nós temos e na comida que fazemos, mas infelizmente é mal vista na sociedade”, observa.

Entre os que saíram cedo, também está o estudante Kauã Vitor Ferreira, de 17 anos, ele avaliou seu desempenho na prova. "A prova foi boa, eu acho que consegui me sair bem mo inicio, mas da metade pra frente acho que não fui tão bem quanto eu queria. A redação foi bem interessante, deu tudo certo", conta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM