Aulão pré-Enem estadual tem público recorde para revisão final
E na próxima semana terá a revisão em todas as Usinas da Paz, onde funcionam os pólos dos cursinhos
A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 transcorre neste domingo (3/11) e alunos do pré-Enem estadual, o Enem Pará, e para garantir a revisão dos alunos que vão fazer a prova foi realizado nesta sexta-feira (1º) um aulão especial para a prova de Ciências humanas, redação e linguagens. Na próxima semana haverá outro aulão de revisão em todas as Usinas da Paz, onde funcionam os polos dos cursinhos. Apesar do cansaço e do desgaste decorrentes das horas de estudos, professores e estudantes falam do entusiasmo e da expectativa para a prova.
Wallace Martins Lima de Oliveira, 19 anos, tem espectro autista e vai às aulas acompanhado da mãe. Ele tenta uma vaga no curso de Educação Física e diz que está com esperança de passar. O jovem faz o cursinho gratuito e diz que aproveita todas as oportunidades proporcionadas, inclusive as aulas online. "Venho me preparando e estudando. É a segunda vez que tento o vestibular e espero que dê certo, mas, caso eu não passe vou continuar tentando, diz o estudante.
Josicleia Pontes Figueiredo, 23 anos, estuda desde o começo do ano de forma presencial, mas também por videoaulas. Ela está tentando cursar Administração ou Fisioterapia. “Esse ano eu estou mais confiante, pois participei mais das aulas e também me empenhei mais. Espero que dê certo”, explica a estudante.
Na próxima semana, os alunos vão ter aulão para a prova de Ciências da Natureza. O professor Diego Henrique Monteiro Maia, que é coordenador do Enem Pará, explica que o projeto existe desde 2018 com aulas diárias e também aulas de reforço duas vezes na semana. O curso é desenvolvido nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, com polos em Belém e Ananindeua.
Além disso, o curso também proporciona aos alunos uma plataforma digital com mais de mil aulas gratuitas, simulados, exercícios, material didático e também o ENEM Pará Itinerante que acontece no interior do estado. “Hoje o projeto conta com mais de mil e quinhentos estudantes distribuídos nas usinas e nos pólos. Na plataforma digital tem mais 30 mil estudantes matriculados.
Os professores têm uma vasta experiência com pré-vestibular e o objetivo é ensinar o aluno a fazer a prova, trabalhar com interpretação, técnicas de resolução de exercícios. “Trabalhamos com foco no conteúdo, habilidades, competências. A nossa é de resumo teórico, mas também de muito exercício", acrescenta o coordenador.
O curso gratuito vem contribuindo com o aumento da porcentagem de ocupação de alunos da rede pública na universidade pública. “A gente saiu de 68% na UFRA para 90% por cento de ocupação da rede pública. Na UFPA ultrapassamos 60%. Na UEPA mais de 64% de ocupação da rede pública. Então, o nosso trabalho faz referência exatamente a uma recomposição de aprendizagem. Nós tivemos muitos alunos que passaram pela pandemia, alunos que tiveram defasagem durante o ensino fundamental, ensino médio e os nossos professores fazem exatamente esse estudo, essa análise em conteúdos e habilidades que foram ali prejudicadas. E é nesse momento que a gente faz a recomposição dessa aprendizagem”, destaca o professor Diego.
O curso é totalmente gratuito, com material didático, aulas todos os dias, professores qualificados, qualquer estudante que se inscreva no Enem pode fazer parte do curso.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA