Algas em Salinas são retiradas da praia; material será matéria-prima para pesquisas

Um total de 136 carradas de sargaço já foram retirados até o momento

Dilson Pimentel
fonte

Cerca de 2 mil quilos de algas marinhas da espécie Sargaço estão sendo retiradas da praia do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste paraense. O material coletado será destinado para um trabalho de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), onde as algas serão utilizadas em um projeto de construção civil, conforme informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salinópolis.

De acordo com a secretária da Semma, Jéssica Matos, o material será aproveitado na construção de uma casa. “Um dos pesquisadores a frente da pesquisa está presencialmente aqui”, afirmou.

VEJA MAIS

image Algas em Salinas: imagens impressionantes mostram praia do Atalaia totalmente tomada por Sargaço
De acordo com relatos nas redes sociais, moradores de Salinas apontam que as algas já tomam conta de todos os 14 km de litoral

image VÍDEO: algas marinhas Sargaço tomam conta da praia do Atalaia, em Salinas
Especialista explica o fenômeno chamou a atenção de banhistas e moradores; entenda

Esse pesquisador e alguns pescadores estão fazendo o trabalho de secagem do material, acrescentou a secretária. “Estamos também buscando apoio do estado para destinação desse sargaço para fins científicos com a ajuda do grupo de pesquisadores que estamos trabalhando em conjunto para que possamos encontrar formas de uso sustentáveis e fortalecer a bioeconomia na região”, afirmou.

Um total de 136 carradas de sargaço já foram retirados até o momento. Essa quantidade não inclui hoje, sexta-feira. “Mas ainda tem muito. E estamos priorizando as áreas onde as pessoas mais ficam na praia, criando acessos”, afirmou.

A secretária também divulgou dados da limpeza urbana feita pela prefeitura ao longo da semana:

  • No primeiro dia (segunda-feira, 17): 20 carradas de sargaço foram retiradas da praia;
  • No segundo dia: 48 carradas 
  • No terceiro dia: 68 carradas
  • Na quinta-feira, 20, não houve retirada (aguardando ajuda do estado)
  • Na sexta, 21: mais retiradas são feitas, agora com o estado e município trabalhando juntos.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM