Motociclistas são flagrados transitando com descargas irregulares no centro de Belém
Moradores reclamaram do barulho que, inclusive, assustou crianças pequenas e animais de estimação

Um grupo de motociclistas foi flagrado passando pelas ruas do centro de Belém com descargas adulteradas, na madrugada deste domingo (30/3), incomodando a população. Alguns moradores reclamaram do barulho que, inclusive, assustou crianças pequenas e animais de estimação.
Em um registro feito por volta de 1h30, na avenida Roberto Camelier, na divisa entre os bairros Batista Campos e Jurunas, é possível ver uma grande quantidade de motociclistas. Outros relatos dão conta de que o mesmo grupo teria transitado pela praça da República.
VEJA MAIS
Além de causar um ruído excessivo, prejudicando a saúde e o meio ambiente, a prática é ilegal e considerada uma infração de trânsito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motociclista que for flagrado com a descarga do motor adulterado comete uma infração grave, com multa no valor de R$ 293, além de ter o veículo e a habilitação recolhidos.
Para a Redação Integrada de O Liberal, a Polícia Civil informou que, até às 12h deste domingo (30/3), o caso não havia sido registrado na delegacia que atende a área. O Grupo Liberal também pediu um posicionamento da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e aguarda retorno.
Dados
No Pará, houve um aumento de mais de 200% nas infrações por descarga livre - quando a motocicleta funciona apenas por um cano e não tem nenhum abafador ou silenciador. De janeiro a dezembro de 2023, foram registradas 155 infrações por conduzir veículo com descarga livre, informou o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). Em 2024, foram 469 infrações registradas. Um aumento de 202%, portanto. Ainda segundo o Detran, os dados de 2025 ainda estão sendo contabilizados.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA