Seminário capacita prefeitos para o desenvolvimento dos municípios do Pará

Evento foi realizado, na sexta-feira (24), pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho

O Liberal
fonte

Fortalecer a gestão pública municipal por meio de parcerias estratégicas e troca de experiências. Esse foi o objetivo do Seminário Novos Gestores 2025-2028. O evento foi realizado, na sexta-feira (24), pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e reuniu prefeitos e prefeitas eleitos para um dia de intensos debates e capacitações sobre os desafios da administração pública municipal.

O evento ocorreu com o patrocínio da Caixa e do Governo Federal, e apoio do Governo do Pará, Sebrae, Secretaria de Turismo e Associações e Consórcios Regionais.  Durante o seminário, o presidente da Famep, Nélio Aguiar, assinou importantes parcerias em prol do desenvolvimento dos municípios paraenses. Com a Caixa, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica para oferecer suporte especializado em soluções financeiras e de infraestrutura. Já com o Sebrae, o Protocolo de Intenções tem como foco apoiar as Salas do Empreendedor, fomentar políticas públicas para pequenos negócios e fortalecer ações de desenvolvimento econômico local.

Nélio destacou a importância das parcerias firmadas. “A Famep tem o compromisso de apoiar as prefeituras paraenses e promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento local. As parcerias com instituições como a Caixa, o Sebrae e outros parceiros, são fundamentais para garantir que nossos municípios tenham acesso a recursos, capacitação e ferramentas para uma gestão eficiente e transparente. Agradeço a todos os parceiros e participantes que contribuíram para este grande evento em prol dos municípios paraenses”, disse o presidente.

VEJA MAIS:

image Prefeituras pedem ajuda ao governo federal na 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Com o tema ‘Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida’, a CNM espera mostrar aos altos representantes do Executivo e do Legislativo a necessidade de uma revisão tributária que destine mais recursos e mitigue as dívidas municipais

image Seca na Amazônia: FAMEP busca ajuda federal contra seca em municípios paraenses
Somente em Santarém, são 300 famílias atingidas pela estiagem, que provoca queda do nível das águas do Rio Tapajós

Presente ao evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, apresentou um balanço das ações federais no Pará, com a destinação de R$ 6,6 bilhões em recursos para 141 municípios, contemplando programas como o Novo PAC e o Minha Casa, Minha Vida. O ministro ressaltou a importância de os gestores municipais apresentarem projetos ao governo federal para garantir investimentos em áreas como habitação, saneamento, mobilidade urbana e infraestrutura. “Parabenizo a Famep por trazer, não só o tema do Ministério, mas também os outros que foram abordados aqui, para poder ajudar os prefeitos a melhorarem sua gestão, porque melhorando a gestão, melhora as nossas cidades”, destacou Jader Filho.

O secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, também participou do evento e destacou a importância do Pacto Federativo e convidando os gestores para o Encontro com os Ministérios, que ocorrerá em fevereiro, em Brasília. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) apresentaram iniciativas em prol do fortalecimento da gestão pública municipal, com destaque para a PEC 66/2023, que trata da sustentabilidade fiscal dos municípios. A presidente do MMM, Tania Ziulkoski, reforçou a importância do engajamento feminino na política municipal.

A Caixa, patrocinadora do evento, destacou as oportunidades de parceria com os municípios em áreas como habitação, infraestrutura e Parcerias Público-Privadas (PPPs), enquanto o Sebrae reforçou a necessidade de apoiar os pequenos negócios como estratégia para o desenvolvimento econômico local. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA