Diálogos Amazônicos: tudo sobre o que aconteceu no evento pré-Cúpula da Amazônia em Belém
A agenda está conectada ao encontro que acontece nos próximos dias 8 e 9 deste mês
O terceiro dia de Diálogos Amazônicos, evento que antecede a Cúpula da Amazônia, começou movimentado. Pela manhã acontece a plenária 'Mudança do clima, agroecologia e as sociobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional na região', com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de sua homóloga colombiana, Suzana Muhammad, do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e da vice-diretora da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Maria Helena Semedo.
Primeiro a falar, Waldez Góes, ministro paraense radicado no Amapá, destacou que o evento representa a reaproximação do Brasil com os países da América do Sul, algo que, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, estava parado. “É uma nova realidade que vivemos. O Brasil reabriu o diálogo com todos os parceiros da Amazônia legal, isso reforça nossa identidade e ajuda a cumprir nossos desafios de pactuação dos acordos bilaterais. Lula quer restabelecer participação do brasil em todas as agendas que tinha deixado de lado nos últimos seis anos. Vamos a mitigação dos eventos da mudança climática, democracia, desenvolvimento sustentável e combate a fome e a pobreza”, disse.
Ontem
Os ministros do governo federal Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Marina Silva (Meio Ambiente), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Jader Filho (Cidades), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o governador do Pará, Helder Barbalho, estiveram presentes no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, onde está sendo realizado o evento Diálogos Amazônicos até o domingo (6).
A movimentação do público em geral passou a se intensificar perto de 9h30 e as primeiras autoridades chegaram por volta de 10h. Uma equipe do Grupo Liberal está no Hangar para acompanhar a programação. Às 11h, os representantes do governo federal foram chamados ao palco para dar início à agenda.
VEJA MAIS
O evento está conectado à Cúpula da Amazônia, encontro que acontece nos próximos dias 8 e 9 e que reunirá o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os principais chefes de Estado de países da América do Sul, para debater questões relacionadas ao equilíbrio ambiental global.
Entre as atividades previstas para esta sexta-feira (4) está a agenda do "Conselhão" (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), com a instalação do Grupo de Trabalho "Amazônia e de Restauração de Áreas Degradadas", ainda pela manhã.
Programação de sábado, 5:
Os Diálogos Amazônicos promoveram na manhã deste sábado (5) uma plenária com o tema "Mulheres pelo bem viver, a justiça climática e combate à desigualdade". A programação contou a participação das ministras de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da Igualdade Racial, Anielle Franco; e das Mulheres, Cida Gonçalves; além da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), promoveu o painel "A biosocioeconomia da região amazônica", no evento Diálogos Amazônicos, em Belém. O governador Helder Barbalho e o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues estiveram presentes no debate. Na ocasião, o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, afirmou que conciliar a conservação da natureza com o desenvolvimento é o desafio-chave do século XXI.
VEJA TUDO SOBRE O EVENTO GLOBAL
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA