Ações contra Bolsonaro são liberadas para julgamento no TSE

Relator Benedito Gonçalves sugere que processos que tratam do uso do Planalto e do Alvorada em 2022 sejam analisados em conjunto.

O Liberal
fonte

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Benedito Gonçalves, liberou para julgamento três ações que investigam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As investigações são sobre abuso de poder político nas eleições de 2022. Agora, o presidente da Corte eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, marcará a data. No fim de setembro, Gonçalves decidiu reunir as três ações em um mesmo julgamento. Justificou que, apesar de não abordarem fatos idênticos, possuem “conexão relevante em função da tese jurídica a ser debatida, que deverá ser fixada para nortear o exame de cada conduta”.

De acordo com Gonçalves, outro fator importante que justifica a junção do julgamento das ações é que suas fases de tramitação estão “bem próximas”. As três ações dizem respeito às eleições de 2022 e o uso da estrutura e de bens públicos para a promoção de atos de campanha. Tratam da realização de lives eleitorais transmitidas pelo então Presidente da República do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada. Além de Bolsonaro, o então candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto, também é alvo. Atualmente, há na Corte 17 ações que envolvem a candidatura de Bolsonaro à reeleição em 2022. Benedito Gonçalves é o relator do caso que deixou o ex-presidente inelegível por 8 anos.

image Lula, Pacheco, Nikolas, Flávio Bolsonaro e outros políticos se solidarizam com Sâmia Bomfim
Irmão da deputada federal está entre as vítimas de ataque a médicos em quiosque no Rio de Janeiro

image Ex-presidente Jair Bolsonaro e seu candidato a vice, Braga Netto, são multados pelo TSE
Ministro aponta que os políticos mantiveram postagens em seus perfis nas redes sociais, mesmo depois de a Corte ter determinado a remoção

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA