Abril será mais quente que março na Região Metropolitana de Belém, aponta previsão
Chuvas também se manter em quase todas as regiões do Pará, menos na Região Metropolitana de Belém e no nordeste

O mês de abril será mais quente que março e as chuvas devem diminuir. Essa é a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a Região Metropolitana de Belém (RMB). A expectativa é que as temperaturas máximas subam 1°C e as chuvas diminuam de 10% a 15% neste mês na capital paraense. A previsão para o mês de abril é de céu entre nuvens, com sol pela manhã, pancadas de chuvas na parte da tarde. Não devem ocorrer chuvas prolongadas, mas até quatro pancadas de chuva isoladas no decorrer da tarde até a noite.
O volume de chuvas para abril deve ficar em torno de 420mm, uns 7% abaixo da média histórica para o mês. Diferentemente de outros anos, quando o mês de abril apresentava também muitas chuvas, já se verifica nesses primeiros dias que 2025 poderá ser mais quente. As outras regiões do Pará devem ter chuvas com índices maiores do que na capital. A explicação para essa mudança no clima está nas condições da atmosfera e dos oceanos.
“Estamos verificando as condições da atmosfera e dos oceanos, todos os dias e nunca vi tantas modificações nas áreas superficiais dos oceanos, está sendo volátil esse aquecimento e resfriamento das correntes”, explicou o meteorologista do Inmet, José Raimundo Abreu.
Temperatura máxima pode chegar a 34ºC
José Raimundo adianta que as temperaturas estão começando a aumentar. As máximas devem oscilar na maioria das vezes entre 31°C e 33°C, em um dia deve chegar a 34°C. As temperaturas mínimas também devem subir de 22,5°C, registradas em março, para 23°C a 24,5°C neste mês. No decorrer do mês a nebulosidade do céu deve diminuir, ajudando a aumentar a temperatura.
VEJA MAIS
“Devemos ter pontos em que num local estará chovendo enquanto no outro não. Em um local pode ter uma pancada de chuva forte e em outros locais em Belém, como na periferia, não ter chovido nada. Essas chuvas vão acontecer em abril. São chuvas pontuais de forte intensidade, enquanto na periferia vai acontecer só um chuvisco”, declara. “Serão chuvas isoladas com tempestades pontuais, mas a tendência é ficar abaixo da média na Região Metropolitana de Belém”, aponta.
Previsão de chuva
O mês de março, o mais chuvoso do ano, contou com 28 dias de chuva na capital, apenas três dias que contou com sol sem nenhum tipo de temporal. Março encerrou com 500mm de índice pluviométrico, apenas 6mm abaixo da média histórica. Entretanto, boa parte da precipitação na capital ocorreu em apenas três dias, que concentrou quase 200 mm. Ou seja, os 300mm de chuva restantes se dividiram entre os outros 25 dias do mês, resultando em uma média de 12mm de água por dia.
A região nordeste do Pará em municípios como Paragominas e Ulianópolis devem ficar acima da média de chuvas. Na região sudeste, em Marabá, Dom Eliseu e Rondon do Pará, também deverá continuar com chuvas. Nos municípios de São Miguel do Guamá e Rondon do Pará, em que os agricultores estão preocupados com vários dias sem chuva, ela deverá chegar permitindo a plantação de milho e melancia. Na região Nordeste como Ourém, Santa Luzia e Castanhal, as chuvas devem ficar entre 10% a 15% abaixo da média, com o índice entre 200mm a 300mm. A região que deverá ter chuvas acima da média é o Oeste do Pará. Municípios como Belterra e Santarém devem ter muitas chuvas.
Essa realidade de um abril mais quente pode indicar já que os meses secos em Belém, no segundo semestre, podem ser ainda mais quentes. “A população de Belém pode esperar calor no mês de abril, e temperaturas mais altas. É muito provável esse ano ser bastante quente. A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) vai ser quente e vamos encontrar temperaturas entre 34,5 a 36,5°C, o que é muito alto. É muito possível a predominância de muito calor”, adianta.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA