Terremoto é registrado em duas cidades do Pará; saiba onde
O tremor de terra ocorreu na madrugada desta quinta-feira em Parauapebas e Canaã dos Carajás

Um terremoto atingiu duas cidades do Pará nesta quinta-feira (3). O abalo sísmico, ocorrido na madrugada, foi sentido em Parauapebas e em Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. Conforme as informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor detectado teve magnitude 4,3 na Escala Richter. Não há registro de feridos.
Os dados da USP apontam que o fenômeno ocorreu na cidade de Parauapebas e teve 0 km de profundidade, o que indica que se trata de um sismo raso, ocorrido possivelmente entre 0 e 10 km dentro da terra. Apesar de ser considerado moderado, algumas pessoas relataram nas redes sociais que puderam sentir as residências tremerem.
Em Parauapebas, moradores da cidade relataram que esse tipo de abalo já aconteceu antes na região. Inclusive, em janeiro deste ano, outros três tremores já haviam ocorrido no município. Eles foram registrados no dia 4, com grau 2,8; dia 5, com grau 3,1; e dia 9, com magnitude 2,8.
VEJA MAIS
Já em Canaã dos Carajás, conforme o portal Gazeta, moradores relataram que também sentiram o terremoto. Uma testemunha teria contado ao portal local que o abalo sísmico fez tremer o apartamento em que ela mora, no bairro Jardim Florido.
Esclarecimento
Em nota, a Prefeitura de Parauapebas esclareceu que, até o momento, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) não recebeu nenhuma solicitação ou ocorrência relacionada ao tremor de terra registrado na madrugada.
“De acordo com a Compdec, considerando as características geológicas da região e o fato de Parauapebas estar próxima à Falha de Carajás (termo técnico), pequenos abalos sísmicos podem ocorrer com certa frequência. No entanto, a maioria desses eventos é de baixa magnitude e imperceptível para a população”, explicaram.
A prefeitura ainda reforçou que, em casos de tremores ou qualquer anormalidade que possa representar risco, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelos canais oficiais para que as devidas avaliações sejam realizadas. “O atendimento está disponível 24 horas pelos seguintes contatos:
- Central de Atendimento e Despacho (CAD):
- 190 ou pelo
- WhatsApp do Centro de Controle e Operações (CCO): (94) 99278-0431
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA