Margem Equatorial: Lula defende pesquisas sobre petróleo e gás na bacia da foz do Amazonas

Presidente lembrou que poço que Petrobras pretende perfurar fica a mais de 500 quilômetros da margem do Rio Amazonas: “Não é uma coisa que está vizinha do Amazonas", declarou

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende a realização de pesquisas para investigar o potencial de produção de petróleo na chamada Margem Equatorial - região em alto-mar que, no Brasil, vai do Amapá ao Rio Grande do Norte. Ele voltou a falar sobre o assunto durante coletiva de imprensa em Nova Délhi, na Índia, nesta segunda-feira (11).

"Se encontrar a riqueza que se pressupõe que exista lá, aí é uma decisão de Estado se você vai explorar ou não. Mas veja, é uma exploração a 575 quilômetros à margem do [Rio] Amazonas. Não é uma coisa que está vizinha do Amazonas", declarou.

VEJA MAIS

image Governo criará comitê para tentar chegar a acordo sobre exploração de petróleo na Margem Equatorial
Afirmação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

image Margem Equatorial: Senado marca audiência para debater exploração de petróleo na Foz do Amazonas
Tema voltará a ser discutido na Comissão de Infraestrutura (CI) da casa

Segundo a Petrobras, a faixa tem potencial para exploração de 14 bilhões de barris de petróleo. Conforme informações divulgadas pela empresa, o primeiro poço fica a mais de 160 km do ponto mais próximo da costa do Amapá e a mais de 500 km da foz do Rio Amazonas. Além da distância na superfície, a perfuração está prevista para ocorrer a cerca de 2.880m de profundidade de lâmina d'água.

Porém, em maio deste ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), negou a licença para a Petrobras perfurar o poço, por entender que o pedido não continha garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo. O órgão ambiental também apontou lacunas no pedido envolvendo previsão de impactos da atividade em três terras indígenas em Oiapoque.

image Margem Equatorial: Petrobras pede prioridade para Nordeste em detrimento da Amazônia
De acordo com o Ibama, Petrobras pediu ao órgão prioridade na análise dos projetos da Bacia Potiguar e uma das licenças deve sair já em setembro

image Margem Equatorial: ‘Ibama não facilita, nem dificulta’ emissão de licenças, diz Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente e presidente do Ibama participaram de audiência pública na Câmara dos Deputados

Petrobras entrou com um novo pedido, que está sob análise.

Ao comentar o assunto, Lula disse que o Brasil fará aquilo que entende que é de interesse soberano do país. O presidente afirma que é necessário encontrar novos materiais para o desenvolvimento.

image Guiana desponta como potência petrolífera enquanto Brasil trava exploração na foz do Amazonas
Desde 2019, duas plataformas operacionais na Guiana produzem aproximadamente 375 mil barris de óleo por dia

"Não foi pesquisado ainda. É impossível saber antes de pesquisar. Você pode pesquisar, descobrir que tem muita coisa, aí vai se discutir como fazer a exploração daquilo", concluiu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA