CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Mais é mais': O que é a moda maximalista? Design de moda paraense explica a tendência

Ícone de representativa latina, no maximalismo a ousadia e diversidade são valorizadas, segundo criadora de conteúdo de moda

Gabrielle Borges

Após o "boom" da moda minimalista, do estilo "clean girl" e da preferência por um estilo mais simples, com poucas cores e acessórios, o maximalismo volta para a moda para promover ousadia, criatividade e exagero. Saiba mais sobre o que é esse estilo, suas características e como montar um look:

O que é o maximalismo na moda?

O estilo maximalista, como o nome sugere, é a busca pelo excesso e uma resposta ousada ao minimalismo, abraçando a ideia de "mais é mais". É um estilo feito para as pessoas que não tem medo de ousar e que mescla várias tendências, cores vibrantes e texturas.

Em entrevista para OLiberal.com, Kamila Bianca Nogueira, estudante de jornalismo, design de moda com foco em criação de conteúdo em moda, explica mais sobre o que é essa tendência de estilo.

"É a estética do mais é mais, onde estampas se encontram, cores vibram e texturas dialogam com a liberdade. E é uma celebração do acesso, com a intenção de estilo, manifesto visual contra o minimalismo, que é suave e previsível. O maximalismo virou uma tendência porque traduz o espírito de um tempo com que as pessoas querem ser vistas, ouvidas e celebradas por quem são. Depois de anos de pandemia e de isolamento, a gente voltou para um mundo com vontade de expressão, e a moda mostra muito isso", explica.

image A grife Dolce & Gabbana é um dos exemplos de maximalismo na moda (Pinterest)

Para além de exagero, o maximalismo também representa uma cultura local, como aponta Kamila. "A moda maximalista fala com a alma latina. A gente é um povo intenso, fala sobre intensidade, ritmo, cor, mistura. O maximalismo traduz a nossa história de existência criativa, de um corpo presente, de estética vibrante", destaca.

image Mix de acessórios é característica do maximalismo (Reprodução)

Quais as características de um look maximalista?

A regra principal é não ter regra, como explica Kamila Nogueira. "É o mais e mais. Misturar estampas, animal print, floral, brincar com proporções, volumes de cima, volume embaixo, acessórios, óculos grandes, mixes de colares grandes e pequenos, sapatos coloridos com detalhes. O segredo é o equilíbrio no caos", ressalta.

Outros pontos do maximalismo são:

  • Cores vibrantes e contrastantes: Esqueça os tons neutros e mergulhe em uma paleta exuberante. Combine cores contrastantes, crie combinações audaciosas que se expressem pelas cores.
  • Estampas Ousadas: O maximalismo abraça estampas ousadas e até mesmo a fusão de múltiplas estampas tornam-se ferramentas para contar uma narrativa visual.
  • Camadas: Através da combinação de texturas diversas, o maximalismo é sobre o exagero e as camadas são uma boa forma de fazer isso.
  • Acessórios Ousados: Brincos grandes, colares exagerados, mix de pulseiras chamativas. Cada acessório é escolhido com a intenção de adicionar estilo e intensidade ao look.

Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo sob supervisão de Mirelly Pires, editora web de OLiberal.com.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Moda e Beleza
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM MODA

ÚLTIMAS EM MODA