Governo Federal determina nível máximo de alerta para transmissão da varíola dos macacos
Neste nível de alerta, a doença é considerada a uma “ameaça de relevância nacional”
O Ministério da Saúde determinou o nível máximo de alerta para lidar com a transmissão da varíola dos macacos. Já são 2.293 casos registrados da doença em todo o Brasil. Com informações do Metrópoles.
VEJA MAIS
Neste fim semana, a pasta publicou o Plano de Contingência Nacional para Monkeypox, que estabelece três níveis de classificação da emergência de saúde, sendo adotado o último grau para classificar a doença no país.
Neste nível, a varíola dos macacos é considerada uma “ameaça de relevância nacional com impacto sobre diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), exigindo uma ampla resposta governamental”. Isso significa que o governo busca alertar todos os órgãos que a Monkeypox demanda atenção máxima devido ao aumento no número de casos confirmados, incidência de transmissão comunitária e falta de remédios para tratar a doença.
“Este evento constitui uma situação de excepcional gravidade, podendo culminar na declaração de emergência em saúde pública de importância nacional (Espin)”, informou o Ministério da Saúde no plano de contingência.
Veja mais detalhes sobre a Varíola dos Macacos
• Prevenção
• Sintomas
• Tratamento
• Casos
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA