Varíola dos macacos: Prefeitura de São Miguel do Guamá notifica possível caso suspeito
Até a noite desta segunda (08), a Sespa ainda não tinha se pronunciado sobre a notificação do município
A Prefeitura de São Miguel do Guamá informa que o município notificou, no último sábado (8), um possível caso de monkeypox, doença também chamado de varíola dos macacos.
As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central do Pará (Lacen) para análise, mas até a noite desta segunda-feira (8), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) não tinha confirmado ou não a suspeita no município do nordeste paraense.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de São Miguel do Guamá, trata-se de uma paciente do sexo feminino, que deu entrada no hospital municipal da cidade com sintomas semelhantes aos da doença e informou que teve contato com a mãe, que também apresentava os mesmos sintomas, e é moradora de outro município onde um caso suspeito está sendo investigado.
"A Prefeitura reforça que em caso de sintomas como febre e pequenas feridas em forma de bolhas com secreção, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima", conclui o comunicado oficial.
VEJA MAIS
Cenário da monkeypox no Pará
Atuamente, a Sespa confirmou no Pará 1 caso de monkeypox, que é de Belém. Outros 15 casos suspeitos seguem em investigação, notificados por: Ananindeua (2), Belém (1), Castanhal (1), Paragominas (1), Parauapebas (6) e Santarém (4).
A secretaria informa que o acompanhamento e monitoramento dos pacientes são feitos pelas secretarias de saúde municipais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA