CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Reforma da Praça Estrela, em Ananindeua, começou há quase 1 ano e ainda não foi concluída

Os trabalhos deveriam ter sido concluídos em 150 dias e foram interrompidos no ano passado, segundo os moradores

Dilson Pimentel

A reforma da Praça Estrela, localizada na avenida Dr. Nonato Sanova, na Cidade Nova V, em Ananindeua, começou há quase um ano e deveria ter sido concluída em 150 dias, mas ainda não foi finalizada. A obra foi anunciada com festa pela prefeitura. Mas, onde deveria haver um espaço voltado ao lazer e aos esportes, só tem tapume, mato e lixo. A obra está parada desde o ano passado, segundo os moradores. Eles disseram que os serviços foram interrompidos em novembro. Os motivos são desconhecidos. E, até agora, não foi informado o novo prazo de conclusão das obras.

Na placa que anuncia a obra constam as seguintes informações: valor total: R$ 739.867,49. Início da obra: 4 de março de 2024. Prazo do contrato: 150 dias. Quase um ano depois, porém, a obra não foi concluída. A praça está localizada na avenida Dr. Nonato Sanova com a WE 19.

Na manhã desta quarta-feira (19), o bombeiro militar da reserva Paulo Cardoso, 56 anos, tomava café em um ponto improvisado, bem ao lado da praça. Se a obra tivesse sido concluída, ele estaria fazendo isso no espaço reformado da praça. Ele comentou como a não conclusão da reforma prejudica a coletividade. “Afeta os serviços que têm ao redor da praça e, também, em relação ao ponto de ônibus. E, ainda, a coleta de lixo”, disse. Os vendedores que, antes, trabalhavam dentro da praça tiveram que sair do local, por causa do início dos serviços, há quase um ano. E buscaram outros pontos ali perto para poder trabalhar

VEJA MAIS

image Frequentadores se queixam da precariedade do Museu Parque Seringal de Ananindeua
Os equipamentos da academia ao ar livre estão quebrados, os chalés deteriorados e faltam funcionários, o que compromete a manutenção desse espaço público

image Mais de 300 mil moradores não têm saneamento básico em Ananindeua, aponta Painel Saneamento Brasil
Falta desse serviço básico gera doenças e prejudica qualidade de vida das pessoas

image Ananindeua vive com falta de iluminação pública e lixo acumulado em diversos bairros
Reportagem de O Liberal esteve nos bairros do 40 Horas e do Coqueiro nesta sexta-feira (7) e constatou montanhas de resíduos

Com a reforma inacabada, também não fica claro onde é a parada de ônibus, pelo lado da avenida Dr. Nonato Sanova. Paulo Cardoso mora naquela área há 13 anos. Mas disse não saber o que houve para a interrupção dos serviços. “Eu, na condição de morador, não sei. Não tem nenhuma placa avisando o motivo. Não tem uma pessoa para passar as informações para a gente”, contou.

image Placa informa que a obra começou dia 4 de março de 2024 e que o prazo do contrato é de 150 dias (Foto: Igor Mota/O Liberal)

Se a reforma estivesse concluída, os moradores daquela área e os trabalhadores que, antes, trabalhavam na praça já estariam sendo beneficiados, tendo um local digno para trabalhar. “Uma iluminação boa, uma segurança. A praça já teve histórico de assaltos”, afirmou. O morador comentou que, sem a conclusão das obras, o espaço vai se deteriorando, situação agravada por esse período de chuvas mais intensas. “Com a extensão do inverno amazônico, vai ficando mais difícil uma conclusão”, afirmou.

Transtornos afetam trabalhadores

A reportagem apurou que quatro vendedores trabalhavam na praça, de onde tiveram que sair devido às obras. Eles vendiam café da manhã e comidas típicas. Dois procuraram se instalar nas proximidades, para não perder os clientes. Outros dois acabaram interrompendo suas vendas. Todos deixaram o local na esperança de que, dentro de pouco tempo, retornariam para o espaço reformado. Temendo possíveis represálias, os vendedores preferiram não dar entrevistas. Mas a preocupação deles foi externada por outros moradores.

Outro problema: o espaço foi cercado por tapumes, o que dificulta a visão dos condutores de veículos, e isso pode contribuir para a ocorrência de acidentes. Aquele trecho registra um grande fluxo de carros particulares, motos e pedestres e o tapume encurtou a rua na travessa WE 19. “Como a obra não foi concluída, as pessoas também pensam que tá tudo abandonado. E, por isso, começam a jogar lixo próximo ao tapume”, contou uma moradora, que pediu para não ser identificada.

image O bombeiro militar da reserva Paulo Cardoso, 56 anos, lamenta a demora na conclusão da reforma da praça (Foto: Igor Mota/O Liberal)

Em setembro de 2023, a Prefeitura Municipal de Ananindeua anunciou a ordem de serviço para a requalificação da Praça Estrela. E informou que o espaço ganharia “novo designer e faria parte do conjunto de obras realizada pela gestão municipal que tem por objetivo modernizar e embelezar a cidade. A Praça Estrela contará com playground circular, quiosque duplo, acesso PCD, parada de ônibus, calçamento geral, área verde, estacionamento, iluminação pública toda em LED, lixeiras e bancos”. Moradores ouvidos pela prefeitura, naquela ocasião, comemoraram a assinatura da ordem de serviço. Mas a reforma ainda não saiu do papel. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Ananindeua e aguarda retorno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM