CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Vendedor José Maria reclama de falta de iluminação na praça da República

Na praça da República, no bairro da Campina, em Belém, a falta de iluminação nos postes tem afastado frequentadores durante a noite, segundo o vendedor José Maria. Ele trabalha há 30 anos no local

Mariana Azevedo com a colaboração de Wellyda Farias

Na praça da República, no bairro da Campina, em Belém, a falta de iluminação nos postes tem afastado frequentadores durante a noite, segundo o vendedor José Maria, de 76 anos. Ele trabalha há 30 anos no local em uma banca de revista.

"Tá faltando iluminação aqui, porque a noite está muito escuro", diz. Ele pontua também sobre a questão de pessoas em situação de rua,que acabam contribuindo para a deterioração da praça. "Também é preciso cuidar das pessoas em situação de rua, porque acabam quebrando as coisas, quebram bancos, sujam demais. Fica horrível, quebram lâmpadas e arrancam os fios", lamenta.

VEJA MAIS 

image Vendedor Raimundo Oliveira diz que odor forte de urina incomoda na praça Waldemar Henrique
Na praça Waldemar Henrique, localizada no bairro da Campina, em Belém, o vendedor ambulante Raimundo Oliveira diz que o odor de urina é constante no local. A situação traz incômodo para quem frequenta a praça

image Artesão Ronaldo Quadros reclama de falta de iluminação na passagem Morimitsu
Há um mês moradores da passagem Morimitsu, no bairro do Parque Verde, em Belém, convivem com os transtornos que a falta de iluminação nos postes da via tem causado. O artesão Ronaldo Quadros diz que já buscou ajuda do poder público, mas não teve respostas

image Diarista Vilma Tavares diz que passagem Tupã está sem iluminação há 2 meses
Essa é a segunda vez que a reportagem vai até o local por conta da falta de iluminação nos postes da passagem Tupã, no bairro do Jurunas, em Belém. A diarista Vilma Tavares denuncia que desta vez, já são dois meses sem luz na via

O vendedor afirma que a situação já é comum de se ver na praça: pessoas em situação de rua, ou até mesmo alguns frequentadores utilizando o lugar de maneira inadequada para urinar, deixando um odor forte.

image Na praça da República, a falta de iluminação nos postes tem afastado frequentadores durante a noite, segundo o vendedor José Maria. (Foto: Wellyda Farias)

"Isso nós estamos cansados de ver, é algo que o Poder Público tem que tomar uma atitude. É odor de urina, é banco quebrado. É triste, mas a gente não pode nem falar nada, então fica nessa situação, uma praça tão bonita como essa", lamenta.

Apesar das reclamações, José diz que o local já estava mais abandonado, e que hoje está mais assistido. O desejo dele é para que todos os postes tenham luz, o que facilita nas suas vendas diariamente. " Aqui tenho muitos clientes e eles reclamam", conta.

"A noite aqui antes, a praça era bem iluminada, agora está bem escura. Estamos precisando de uma fiscalização por aqui. Sem iluminação é perigoso passar, as pessoas que transitam aqui durante a noite nem passeiam mais", explica José.

Em nota, a Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb), por meio do Departamento de Iluminação Pública, informa que realiza serviços de instalação de caixa antivandálica e de reposição do circuito de iluminação de certa parte da praça da República desde terça-feira, 30. “Os serviços são complexos e ainda não há prazo para conclusão. A situação foi ocasionada pelo furto de cabos de iluminação pública no espaço”, diz a nota.

A Seurb informa, também, que vai iniciar, ainda neste mês de agosto, serviços de manutenção de calçadas, lixeiras e bancos, além de pintura e recomposição do piso das pedras portuguesas da praça da República. “O começo depende apenas da liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o prazo para a conclusão dos serviços de manutenção é de 30 dias”, finalzia o comunicado. 

Canais

A Seurb reforça que possui vários canais de comunicação para atender à população. Solicitações dos serviços de iluminação pública podem ser feitas pelo número 0800 000 3233.

Para facilitar, ainda mais, o atendimento das solicitações referentes à iluminação pública dos bairros e distritos de Belém, a Prefeitura conta com outros canais: o portal Luz de Belém e o aplicativo de celular iluminaçãopúblicabelem.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS