CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Professora Natalia Moraes denuncia falta de lombadas na rua Deodoro de Mendonça

A falta de lombadas e sinalização tem gerado diversos transtornos e preocupação para a comunidade, incluindo acidentes de trânsito e atropelamento de pets

Eva Pires* com a colaboração de Mariana Azevedo

A falta de lombada é uma reclamação constante de moradores da Rua Deodoro de Mendonça, entre Av. Gentil Bitencourt e R. Dr. Américo Santa Rosa, no bairro de São Brás, em Belém. Além disso, a falta de sinalização para redução da velocidade tem gerado acidentes de trânsito, inclusive o atropelamento de pets dos moradores. A denúncia é feita pela professora Natalia Moraes, de 28 anos, que é moradora da área.

image A falta de lombada é uma reclamação constante de moradores da rua Deodoro de Mendonça, entre Av. Gentil Bitencourt e rua Américo Santa Rosa, em São Brás (Reprodução/ Bruno Macedo)

Natalia revela que não tem lombadas na rua, apesar de existirem placas sinalizando sua presença. "Já teve acidentes com pessoas de carro, moto e van. Inclusive com pets. Eu tenho que manter o meu em casa, porque os carros vêm em alta velocidade e acabam passando em cima dos bichinhos. Já teve uns três pets que faleceram no último mês devido à falta de sinalização", lamenta a professora. Ela afirma que os transtornos à comunidade pela falta de lombadas e sinalização acontecem há anos e que já mandou solicitações para as autoridades responsáveis, mas não teve resposta. 

VEJA MAIS

image Camareira Eliete Ribeiro reclama da quantidade de buracos na calçada do Bosque Rodrigues Alves
A camareira destaca que os buracos prejudicam a acessibilidade do local e que oferecem perigo de quedas para os pedestres

image Aposentado Paulo Pereira reclama de calçada irregular na Perebebuí
Na travessa Perebebuí, com a avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém, a calçada irregular tem causado dificuldades de locomoção para pedestres. A situação prejudica principalmente o aposentado Paulo Pereira, de 80 anos

Além disso, os moradores enfrentam problemas constantes com a iluminação de postes e com a fiação da rua, onde caminhões de grande altura frequentemente rompem cabos de energia, internet e telefone, causando curto-circuitos. Ela alerta que os fios quebrados ficam acumulados e expostos, gerando incêndios e agravando os riscos de acidentes para motoristas e pedestres.

"É o tempo todo essa frequência de fios quebrados e dá muito incêndio nos postes daqui da rua. É perigoso porque já tem o problema da luz estar apagada e, tendo um incêndio, se passa uma pessoa de moto ou alguma coisa do tipo, pode piorar a situação", diz Natalia.

image Moradores enfrentam problemas como falta de iluminação e com a fiação da rua, onde caminhões mais altos rompem cabos de energia, internet e telefone (Reprodução/ Bruno Macedo)

Em nota divulgada nesta quarta-feira (18), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que o projeto de implantação das lombadas já foi encaminhado para a secretaria responsável e aguarda a construção das mesmas para concluir a sinalização da via.

A Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb), por meio do Departamento de Iluminação Pública, afirmou por nota, também nesta quarta-feira (18), que vai encaminhar uma equipe da Luz de Belém ao local para fazer a manutenção corretiva da área.

"A Seurb reforça que possui vários canais de comunicação para atender à população. Solicitações dos serviços de iluminação pública podem ser feitas pelo canal exclusivo de atendimento: 0800 000 3233", detalha a nota.

Para facilitar, ainda mais, a Seurb informou que o atendimento das solicitações referentes à iluminação pública dos bairros e distritos de Belém conta com outros canais: o portal Luz de Belém e o aplicativo de celular iluminaçãopúblicabelem. É importante que o usuário guarde o número do protocolo.

Os moradores de Belém também podem fazer registros para a melhoria dos serviços na sede do órgão, localizada na avenida Governador José Malcher, 1.622, bairro de Nazaré.

Por fim, em nota divulgada também nesta quarta-feira (18), a Equatorial Pará, afirmou que vai notificar as operadoras de telecomunicação que tem cabeamento na rua Deodoro de Mendonça, no bairro de São Brás, em Belém, para que adotem as ações necessárias para a regularização da fiação na via.

"A empresa reforça que as ações de instalação, manutenção e retirada dos cabos de empresas de telecomunicação (internet, TV à cabo, fibra óptica e telefonia fixa), que compartilham o uso dos postes, são de responsabilidade das mesmas. Nestes casos, a distribuidora de energia, quando identifica alguma irregularidade técnica, realiza a notificação das empresas responsáveis para que executem o serviço", divulgou a concessionária.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

*(estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidade)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS