Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Morador Lindoval Soares reclama de alagamento e falta de saneamento no Guamá

A passagem São Sebastião, no bairro do Guamá, em Belém, não possui saneamento básico há mais de 12 anos. Os alagamentos constantes também trazem problemas para os moradores, como o supervisor de empresas Lindoval Soares

Mariana Azevedo com a colaboração de Wellyda Farias

Rua alagada diariamente e falta de saneamento básico, é assim que moradores da passagem São Sebastião, no bairro do Guamá, em Belém, vivem há mais de 12 anos. O supervisor de empresas Lindoval Soares, de 55 anos, relata as dificuldades que vive todos os dias por conta da situação.

A rua vive alagada e cheia de poças de lama, mesmo quando não está chovendo. "Quando vim morar pra cá, há 12 anos, era até melhor, de uns dois anos mais ou menos pra cá piorou demais a nossa rua", diz.

VEJA MAIS 

image Motorista Anderson Vieira diz que rua no Tapanã está sem asfalto há mais de 12 anos
A comunidade também sofre com alagamentos e falta de saneamento básico

image Diarista Rita Silva reclama de buraco e alagamentos constantes na passagem Gaspar Dutra
Há mais de 40 anos, moradores da passagem Gaspar Dutra, entre a avenida João Paulo ll e a passagem São Benedito, no bairro do Curió-Utinga, enfrentam transtornos por causa de buracos na rua, bueiros entupidos e constantes alagamentos

image Cozinheira Marilene Anunciada reclama de alagamento constante em parada de ônibus na BR
O trecho onde está localizado um ponto de ônibus, no km 2, na BR 316, em Ananindeua, está em condições precárias, devido aos alagamentos constantes há mais de três anos. A estrutura da parada de ônibus também está deteriorada, segundo a denunciante Marilene Anunciada

Ele explica que a tubulação na via está bastante precária, e que os próprios residentes do local se juntam para fazer alguns serviços na intenção de amenizar os problemas. "A nossa tubulação está totalmente comprometida, cheia de terra por dentro, não tem escoamento praticamente", conta.

"Temos uma moradora que se mobilizou fazendo um documento e levou para a Sesan, mas até agora ela não teve resposta alguma. Temos pessoas idosas aqui, e em casa eu tenho duas crianças autistas, então pra tentar sair de casa, temos que andar por cima das calçadas, é uma coisa tão difícil", lamenta.

A preocupação de Lindoval é com a época de chuvas em Belém, sem saneamento e com a tubulação entupida, moradores temem que suas casas fiquem alagadas. "Quando começar a chover não vamos mais conseguir andar por aqui", fala.

image A passagem São Sebastião, no bairro do Guamá, não possui saneamento básico há mais de 12 anos. (Foto: Wellyda Farias)

Segundo Lindoval, a passagem São Sebastião tinha um projeto de saneamento. "O projeto está parado, disseram que iam mandar um engenheiro, mas até agora nada. Tá complicada a situação, não é a primeira vez que estamos pedindo apoio para nos ajudarem nessa situação desse alagamento', comenta.

"Aqui o caminhão entra, então devido a uma tampa que tem ali, teve uma menina que caiu de bicicleta em cima dessa tampa, porque ela estava coberta de água. Outra situação que está se agravando é a quantidade de carapanãs, antes não tinha, agora devido está aumentando porque a água está parada, sem escoamento", relata.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que existe um levantamento de ruas que necessitam de obras estruturantes ou serviços asfálticos, e que a passagem São Sebastião integra a relação de vias para as quais a prefeitura de Belém tem buscado recursos para realizá-las.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS