CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Metalúrgico Jander Saraiva denuncia cratera na calçada da avenida Padre Bruno Sechi

O buraco se tornou local de descarte irregular de lixo e oferece risco de acidentes para a população

Eva Pires
fonte

Há mais de dois meses, uma cratera ocupa a calçada da avenida Padre Bruno Sechi, no bairro do Tapanã, em Belém, bloqueando completamente a passagem de pedestres. O buraco enorme, localizado próximo à rodovia do Tapanã, mede aproximadamente dois metros e vem causando transtornos e preocupação entre os moradores. A denúncia é feita por Jander Saraiva, metalúrgico de 25 anos, que trabalha nas proximidades.

Jander relata que a população passou a usar o buraco como um local de descarte irregular de lixo. Com isso, os maquinários da prefeitura, ao realizar a coleta, acabam removendo também o aterro, o que agrava ainda mais o problema.

image Buraco na avenida Padre Bruno Sechi (Reprodução: Raoni Joseph)

 

 

 

 

 

VEJA MAIS

image Aposentada Alcenira Silva reclama de falta de saneamento e asfalto no Coqueiro
Nas passagens Cosanpa I e II, no Coqueiro, em Belém, não há saneamento básico e nem pavimentação asfáltica há 46 anos. A aposentada Alcenira da Silva reclama da situação

image Em Ananindeua, pedagoga Tiana Rezende diz que travessa We 78 está sem coleta de lixo há uma semana
Na travessa We 78, na Cidade Nova 6, em Ananindeua, moradores reclamam do lixo domiciliar acumulado. A pedagoga Tiana Rezende diz que há uma semana o carro da coleta não passa no local

"A prefeitura vem com seus maquinários, retira o lixo e juntamente vai o aterro, sendo que eles tinham que vir para fazer uma reposição desse aterro. Pode ser que brevemente esse muro venha a cair, prejudicar ou causar um acidente. Então, a gente pede aos nossos governantes para que venham, pelo menos, repor algum material aí para tapar esse buraco", diz o metalúrgico.

Com as chuvas, aumenta o risco de erosão e alagamentos, oferecendo um risco ainda maior de acidentes para a comunidade.

"A situação precisa ser resolvida para evitar acidentes, já que aqui passam muitas crianças que vêm da escola, além de veículos que podem não ver o buraco devido à chuva. Graças a Deus não está chovendo, mas quando vem a chuva, alaga, e fica ali bem constante o perigo", conclui.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (4), a Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), informou que, por meio do Departamento de Obras Civis da Seurb, possui o programa de Manutenção de Calçadas Públicas e tem realizado os serviços de acordo com as demandas e necessidades da cidade.

"Diversas frentes de trabalho ocorrem em bairros do centro e da periferia de Belém, incluindo agora a situação dessa calçada na Bruno Sechi, que até o final da próxima semana, receberá manutenção”, afirmou a Secretaria.

Nos casos de obstrução de calçadas, o órgão explicou que, ao receber reclamações e denúncias, realiza fiscalização, vistoria e notificação. Em seguida, dá o prazo de dez dias para o morador regularizar a situação. Caso não faça, a Secretaria vai ao local e faz a correção legal.

A Seurb já aplicou o total de 2.107 notificações por construções irregulares nas calçadas da cidade. Destas, 308 ocorreram neste ano de 2024, até julho. Além disso, foram 518 em 2023; 692 em 2022; e 589 notificações em 2021.

O órgão informou, ainda, que disponibiliza canais de atendimento à população para denúncias referentes à violação do Código de Posturas Municipal, como obstáculos que dificultam a acessibilidade nas calçadas e vias públicas.

O anonimato é mantido e as denúncias podem ser registradas pelo WhatsApp (91) 98418-3491, das 8h às 13h, ou pelo e-mail seurb.nscp@gmail.com, ou por escrito, na sede do órgão, localizada na avenida Governador José Malcher, nº 1.622, bairro de Nazaré.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporterVocê também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Eva Pires (estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidade) com colaboração de Wellyda Farias

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS