Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Artesã Denilza Caramês denuncia acúmulo de lixo na passagem Santa Catarina, na Pedreira

Moradores sofrem com os transtornos causados pelo descarte de lixo irregular no local

Eva Pires

Na esquina da passagem Santa Catarina, próximo à Rua Nova, localizada no bairro da Pedreira, em Belém, o acúmulo de lixo e entulho vem incomodando os moradores. Quem denuncia é a artesã Denilza Caramês, de 54 anos, que mora há 39 anos na passagem e relata que o local se tornou um ponto de descarte irregular de lixo.

"Nem sempre foi assim, antigamente não existia isso aqui, não tinha todo esse lixo. Tem gente que vem despejar aqui e não mora nem aqui. E se você for falar alguma coisa, você é hostilizado e xingado. Então, a gente meio que deixa para lá. Deixa para o poder público resolver, que a gente não pode fazer nada. Tá arriscado pegar uma facada, tomar um tiro", diz Denilza.

image Lixo na passagem Santa Catarina, Pedreira (Reprodução: Bruno Macedo | O Liberal)

A artesã conta que o acúmulo de lixo polui visualmente a via e traz um incômodo estético. Além disso, animais mortos são despejados no local, aumentando o risco de doenças para a comunidade.

"Eu abro minha a janela da minha casa e dou de cara com esse lixo. A referência da nossa rua quando a gente pega o Uber é 'onde tem o lixo'. Já colocaram pneu, que inibiu as pessoas de jogarem o lixo, mas a prefeitura tirou, disse que não poderiam ficar, aí voltou tudo de novo. Tem todo tipo de lixo e entulho, até animal morto eles jogam aí", compartilha.

Ela também menciona que a coleta de lixo na via não ocorre com a frequência necessária, resultando em um acúmulo na área. Além disso, já houve casos em que o lixo foi queimado, gerando transtornos e colocando em risco os moradores, que chegaram a acordar durante a madrugada com suas casas invadidas pela fumaça.

Denilza finaliza pedindo às autoridades responsáveis que solucionem o problema com a coleta de lixo adequada e com políticas de conscientização para a população sobre o descarte correto.

"Queria pedir, primeiro, que viessem limpar. E que fizessem uma reunião com os moradores daqui e conscientizassem as pessoas de que aqui não é local de despejar lixo. Tem casas aqui, tem crianças, entendeu? Ter que lidar com isso é muito chato. Eu, sinceramente, fico muito chateada", conclui.

A redação integrada de O Liberal procurou a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

(Eva Pires, estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo Atualidade, com colaboração de Mariana Azevedo)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS