Eleições 2024: TSE publica regras sobre uso de Inteligência Artificial

As diretrizes foram determinadas pela Corte na última terça-feira (27).

Kamila Murakami / Especial para O Liberal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, na noite desta sexta-feira (01), no Diário de Juatiça Eletrônico, as doze novas regras sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) para as eleições municipais de 2024. As diretrizes foram determinadas pela Corte na última terça-feira (27).

VEJA MAIS 

image R70: 'Não serei juíza de um mundo caduco', diz Cármen Lúcia
Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após aprovar regras contra o uso de inteligência artificial nas eleições

image ‘Nunca diga seu nome para uma IA’, dizem especialistas; saiba o porquê
Até o momento, não há garantia de que os dados fornecidos em uma conversa com chatbots sejam confidenciais

De acordo com a vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, as atualizações foram feitas a partir de sugestões dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), partidos políticos, populares, universidades e sociedade civil, discutidas em audiências públicas em janeiro.

Uma das regras aprovadas pela Corte é a regulamentação do uso de Inteligência Artificial (IA). A medida proíbe a manipulação de rostos e vozes de figuras públicas, também conhecidas como "deep fakes". O não cumprimento da determinação pode resultar na perda do registro de candidatura do mandato, caso o candidato seja eleito.

Além disso, foi determinada a permissão da divulgação de posição política por parte de artistas e influenciadores digitais em shows, performances e perfis, desde que seja voluntária e gratuita.

O TSE também determinou que o diretório nacional de cada partido deverá abrir uma conta específica para o financiamento de candidaturas de mulheres e pessoas negras. Os recursos deverão ser repassados pelas siglas até 30 de agosto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA