Eleições 2022: TRE-PA vai reforçar organização para o segundo turno
Tribunal quer atendimento e habilitação da biometria mais ágeis
Após os problemas detectados durante a votação no dia 2 de outubro, no primeiro turno, quando longas filas se formaram em seções de Belém mesmo depois das 17h, como ocorreu na creche Irmã Dulce, localizada no bairro de Fátima, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) trabalha para que o segundo turno das Eleições 2022 transcorra com maior agilidade.
Durante o 1º turno, eleitores de diversos locais esperaram horas na fila para votar. No caso da creche Irmã Dulce, houve até registro de confusão e viaturas da Polícia Militar foram acionadas para acalmar os ânimos dos eleitores, que chegaram a aguardar mesmo debaixo de chuva. Na ocasião, as equipes da redação integrada de O Liberal também reportaram queixas nos municípios de Ananindeua, Castanhal e Marabá.
VEJA MAIS
De acordo com Felipe Brito, diretor geral do TRE-PA, a espera se deve, entre outras razões, ao aumento do número de eleitores no estado. “Para se ter uma ideia, as Eleições Gerais de 2014 tinham 5.188.450 eleitores aptos a votar. Em 2018, esse número chegou a 5.499.283 e agora em 2022, atingiu a soma de 6.082.312 e um percentual alto de comparecimento, quase 80% e um índice de abstenção considerado baixo, de pouco mais de 21%”, afirma.
O diretor avalia que o grande número de candidatos e de números a serem digitados nas urnas eletrônicas aliado à indecisão e à falta do uso da “cola” também contribuíram para a formação de filas. “Além disso, houve o retorno da biometria em todo o estado do Pará e a utilização dessa identificação em 90 municípios do estado, que nunca haviam passado pelo processo. Isso, de certa forma, acabou acarretando em um tempo a mais”, acrescenta.
Apesar disso, o TRE-PA reitera que o pleito ocorreu normalmente na maioria dos locais, o que auxiliou na divulgação do resultado do governador reeleito pouco depois das 20h. Contudo, para evitar novos problemas, a administração do Tribunal diz que já se reuniu com todas as zonas eleitorais onde houve seções que terminaram mais tarde. “O intuito é de se reforçar orientações aos mesários, tanto para agilizar o atendimento e triagem, quanto para otimizar a habilitação pela biometria dos eleitores”, pontua Brito.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA