Professoras da Ufopa integram equipe de transição do Governo Lula
Raimunda Monteiro está no grupo temático de Desenvolvimento Regional e Socorro Pena, da Pesca
Na manhã desta quarta-feira (16), o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou novos integrantes da equipe responsável pela transição do governo Jair Bolsonaro para o governo Lula. Entre os 160 anunciados hoje, estão duas professoras da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Raimunda Monteiro e Socorro Pena.
Raimunda Monteiro vai integrar o grupo temático de Desenvolvimento Regional. Ela é pós-doutora em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, com doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), mestrado em Planejamento de Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduação em Jornalismo pela UFPA.
VEJA MAIS
A professora foi reitora da Ufopa entre os anos de 2013 e 2018 e também tem experiência como diretora e implementadora do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor-Bio). Raimunda acredita que sua trajetória vai agregar positivamente na construção de políticas públicas na Amazônia.
"Eu participo da elaboração coletiva de programas de governo para a Amazônia, desde 1989. Nesta campanha, fui uma das coordenadoras dos seminários que resultaram na Carta Seres e Saberes da Amazônia são Riquezas do Brasil, entregue em junho ao presidente Lula e ao vice Alckmin. Fui convidada a participar da transição no tema Desenvolvimento Regional, área em que sou pós-graduada, ensino e pesquisa.Ou seja, pretendo contribuir, principalmente, levando visões da Amazônia sobre a política de desenvolvimento regional que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da região", declarou a professora universitária.
A professora Socorro Pena foi escalada para o grupo temático da Pesca. Ela possui doutorado em Educação, na Área de Concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduação em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior.
Ela já atuou como extensionista rural no Movimento de Educação de Base (MEB) em 1985. Também foi secretária de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará durante o governo de Ana Júlia, de 2007 a 2010). Ao comemorar o anúncio, Socorro destacou o protagonismo de duas mulheres cientistas da Ufopa.
“Como professoras da Ufopa, sinto que nossa nomeação demonstra a valorização do nosso corpo técnico paraense, especial de Santarém. Recebi o convite de forma muito gratificante porque eu atuo na região há mais de 30 anos na área da pesca. É uma conquista poder contribuir com meu conhecimento e experiência para tirar a pesca da última fila de políticas públicas”, comemorou Socorro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA