Lula anuncia deputada federal Joenia Wapichana como presidente da Funai
Joenia é advogada e foi a primeira mulher indígena a exercer a profissão e a ser deputada federal no Brasil
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na noite desta sexta-feira (30), a deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) como nova presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) a partir do próximo ano. Na publicação do Instagram, Lula diz que é a primeira vez que uma mulher indígena assume a presidência da Funai, dentro do Ministério dos Povos Indígenas.
“Novos tempos para o Brasil”, disse Lula.
VEJA MAIS
No perfil oficial do Instagram, Joenia se comprometeu a apoiar o fortalecimento da Funai. “Recebi com muita satisfação o convite do presidente Lula para presidir a Funai, e aceitei com o compromisso de ter apoio para fortalecer esse órgão tão importante para a defesa dos direitos dos povos indígenas. A Funai foi alvo de desmonte no governo Bolsonaro, teremos muito trabalho pela frente e será crucial o apoio e compromisso das lideranças indígenas e também dos servidores. Seguimos firmes na luta”, compartilhou a deputada em uma foto ao lado do presidente.
Quem é Joenia Wapichana?
Jonia Batista de Carvalho, mais conhecida como Joenia Wapichana, é advogada e foi a primeira mulher indígena a exercer a profissão e a ser deputada federal no Brasil. Durante as eleições de 2018, a nova presidente da Funai foi eleita deputada federal afiliada à Rede Sustentabilidade.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA