Eleições 2022: veja como emitir o título digital e descobrir o local de votação
E-título não poderá ser emitido no dia das eleições
A Justiça Eleitoral oferece aos eleitores a versão digital do título de eleitor, disponibilizada por meio do aplicativo e-Título, que poderá ser usado no domingo (2) como documento de identificação. A ferramenta também possibilita acessar serviços relacionados às eleições de 2022.
VEJA MAIS
O que é possível fazer com o e-Tílulo?
- Acessar o local de votação;
- Consultar a situação eleitoral;
- Identificar-se na seção;
- Justificar a ausência;
- Emitir certidão de quitação eleitoral.
O aplicativo está disponível de forma gratuita nas lojas on-line Google Play Store e App Store para celulares smartphones. Para validar o e-Título é necessário que os dados pessoais sejam preenchidos corretamente.
Em casos de discordância entre as informações prestadas e as do cadastro eleitoral, o sistema não aprovará a solicitação de emissão e a ferramenta ficará indisponível. O eleitor também pode entrar em contato com o Disque Eleitor 148, em casos de dificuldades na validação do aplicativo.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) orienta que o cadastramento do e-Título seja feito com antecedência, pois não será possível realizar o cadastramento no aplicativo no dia da eleição.
Como descobrir seu local de votação
Alguns locais de votação sofreram mudanças em todo o país, inclusive no Pará. Para evitar transtornos, a Justiça Eleitoral disponibiliza alguns canais para consulta prévia.
- Disque Eleitor 148 (das 8h às 19h);
- Portal do TRE do Pará;
- Portal do TSE;
- Whatsapp - Chatbot do TSE (basta enviar um “oi” para o número +55 61 99637-1078 no WhatsApp ou clicar no link e salvar o contato para receber os conteúdos do Bot.)
- Baixando o e-Título.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA