Eleições 2022: TRE inicia preparação de urnas para o 2º turno na Grande Belém
O procedimento de preparação segue até o dia 22 na Grande Belém. No interior do Pará, o preparo começa na terça (18)
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará iniciou, na manhã deste sábado (15), a preparação das urnas eletrônicas da Região Metropolitana de Belém que serão utilizadas na votação do 2º turno das Eleições 2022, marcado para 30 de outubro. Os equipamentos de duas zonas eleitorais foram escolhidos para marcarem o começo dos procedimentos preparatórios: os da 28ª, que conta com 278 urnas, e da 96ª, com 307 urnas.
VEJA MAIS
Para a desembargadora presidente do Tribunal, Luzia Nadja Guimarães, o fato da cerimônia de preparação ser pública reforça a transparência e segurança do processo eleitoral.
“Esperamos eleições mais tranquilas, com menos espera, pois teremos apenas um candidato para votar. E conclamo o eleitorado a comparecer no dia 30. Vá votar. É importante. Nas outras eleições, vimos que o número de abstenções amplia no primeiro turno. Lembre-se que seu voto tem poder”, afirmou a presidente do TRE-PA.
A preparação segue até dia 22 na região metropolitana de Belém, compreendendo desde testes de segurança até geração de mídias. No interior do estado, a preparação será realizada no período de 18 a 21 de outubro.
As urnas eletrônicas são carregadas com os dados do eleitorado no depósito de urnas do TRE, em Ananindeua, além dos dados dos candidatos que concorrem ao cargo de presidente da República. As urnas serão então lacradas e ficarão no aguardo do transporte aos locais de votação.
Para o secretário de tecnologia e informação do Tribunal, Alessandro Cruz, lembra que cada cerimônia de preparação fica sob comando de cada zona eleitoral.
"Cada cartório eleitoral dispõe de equipe própria, além dos técnicos contratados para apoiar essa preparação no período eleitoral. Tivemos a substituição de algumas urnas no primeiro turno, mas tudo dentro da nossa margem prevista. O novo modelo, utilizado mais na região metropolitana de Belém e no nordeste paraense, mostrou um desempenho melhor que as urnas antigas. O índice de dificuldades na biometria foi bem menor. Na próxima eleição, esperamos ter todas as urnas já nesse novo modelo", disse.
Segundo o TRE, o parque de urnas nesta eleição subiu de 21 mil para praticamente 24 mil urnas. Em outubro, quase 50% dos equipamentos utilizados nas sessões são de modelo novo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA