Eleições 2022: PP confirma nome de Flexa Ribeiro como candidato ao Senado
Sigla ainda lançou 16 candidatos a deputado federal e 25 a estadual: expectativa é de eleger dois e cinco, respectivamente
O Partido Progressista (PP) confirmou o nome de Flexa Ribeiro como candidato ao Senado nas eleições de 2022, em convenção online realizada na manhã desta quinta-feira (4). O encontro virtual serviu para oficializar o que já havia sido decidido em outra reunião do partido duas semanas atrás. Neste ano, o Pará, assim como todos os Estados e o Distrito Federal, elege apenas um senador.
VEJA MAIS
A sigla concorre ainda à Câmara dos Deputados, com 16 candidatos ao legislativo federal, e à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), com 25 candidatos a deputado estadual. O PP não lançou nome ao governo do Estado e vai apoiar Helder Barbalho na corrida eleitoral deste ano, decisão que será homologada nesta sexta-feira (5), na convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), no Mangueirinho, em Belém.
Confiança nas eleições
De acordo com o presidente local da sigla, deputado federal Cristiano Vale, o Partido Progressista deve eleger ao menos dois deputados federais e cinco estaduais neste ano. Ele também acredita na eleição do candidato ao Senado, Flexa Ribeiro, e na vitória de Barbalho já no primeiro turno. “A pauta do Helder, desde 2018, vem sendo o norte do PP, porque ele tem feito um governo presente, atendendo municípios com obras importantes, de asfaltamento e construção de hospitais. Onde ele anda tem obra, é um compromisso que fez com o povo do Pará, por isso o acompanhamos novamente para fortalecer a agenda positiva que ele tem feito no Estado”, declara.
As pautas mais urgentes para o ano que vem, segundo Vale, são as do âmbito econômico, dadas as dificuldades da população quanto ao desemprego, vulnerabilidade e fome. “Essas pautas têm que ser debatidas logo depois da eleição, para que tenhamos uma retomada da economia”, adianta.
Já no Senado, o presidente do partido no Pará apoia Flexa Ribeiro por considerar seu nome forte e por acreditar que o candidato tem um bom relacionamento em Brasília (DF). “Ele no Senado vai nos ajudar com as pautas que o Estado precisa”.
Carreira política
Ribeiro foi senador durante 14 anos, período em que representou o Pará no Congresso Nacional. Para o ex-parlamentar, seu trabalho no Senado teve extrema importância. No período em que atuou no Senado, Flexa foi eleito como o melhor senador do país, em levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em 2018. Já o site Congresso em Foco destacou o então senador paraense como um dos mais presentes da casa, com 100% de presença nas sessões. Flexa também ajudou a criar e foi o primeiro Ouvidor do Senado.
“Está tudo registrado nas participações que tive na apresentação de projetos, no plenário e em quase todas as comissões permanentes da Casa, onde os projetos são efetivamente discutidos. Fui considerado por órgãos que acompanham o trabalho dos parlamentares um dos melhores senadores do Brasil, e isso me leva a colocar meu nome novamente à disposição de todos os paraenses para que possamos continuar o trabalho no Parlamento”, afirma o candidato do PP.
Caso eleito, Flexa Ribeiro quer trabalhar para reduzir o custo da energia elétrica pago pela população paraense. Ele defende que, como o Estado é exportador de energia, não pode ter uma das tarifas mais caras do país. Para isso, o cálculo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), usado para definir a tarifa, precisa ser alterado, na sua opinião.
Outro objetivo do candidato é manter a luta pelo desenvolvimento do agronegócio e melhorar a questão logística do Pará, visto que o Estado tem boas condições para exportar produtos, mas ainda precisa de incentivos. “Quero continuar a luta pela valorização dos nossos produtos primários, agregando valor e lutando pela implantação de siderúrgicas aqui. Vamos buscar incentivos e parcerias para que nossos produtos possam ser produzidos aqui, gerando emprego e renda aos paraenses”, reforça.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA