Eleições 2022: PDT apoia reeleição de Helder, mas ainda definirá apoio às candidaturas ao Senado
Convenção da legenda foi nesta terça-feira (2), em Belém
Em convenção na Câmara Municipal de Belém, o PDT decidiu não apresentar candidatos próprios ao senado nem ao governo do Estado, contudo, a legenda homologou o apoio à reeleição do governador Helder Barbalho e, até sexta-feira (5), definirá que pré-candidatura defenderá entre os candidatos a senador, Beto Faro (PT), e Manoel Pioneiro (PSDB).
Em primeiro mandato, o vereador Allan Pombo presidiu a convenção partidária, entre 17h e próximo às 20h30, desta terça-feira (2).
VEJA MAIS
O encontro contou com filiados da Região Metropolitana de Belém (RMB), e das regiões oeste, sul e sudeste paraense.
A chapa completa da legenda às Eleições 2022 tem 18 candidatos a deputados federais e 36 estaduais, entre homens e mulheres. Entre as 18 candidaturas para a Câmara Federal, em Brasília, o PDT aposta em Giovanni Queiroz, de 76 anos.
Queiroz é o presidente estadual do PDT e tem forte atuação no setor agropecuário no Pará. Com cinco mandatos de deputado federal pelo estado, ele estava na Gestão Helder Barbalho, até abril deste ano, respondendo pela secretaria estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O político se desvinculou da gestão estadual para trabalhar na candidatura dele à Câmara, no DF.
O partido acredita na reeleição dos atuais deputados estaduais Adriano Coelho e Nilse Pinheiro, conhecida politicamente como professora Nilse. Outra esperança de vitória se volta para o atual presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, no sudeste estadual, o vereador Ivanaldo Braz, assim como há grande otimismo com a candidatura do agente estadual de trânsito, do Detran, Thiago Reis, considerado um militante cirista, pela permanente campanha de Thiago, nas redes sociais, ao candidato à presidência da República do PDT, Ciro Gomes.
"Ele trabalha na candidatura do Ciro e a gente aposta muito nisso", informou o vereador Allan Pombo. De acordo com o vereador Allan Pombo, até sexta-feira (5), o PDT decidirá se apoiará as candidaturas de Beto Faro ou Manoel Pioneiro ao senado. Na sexta-feira, o PDT já confirmou presença na convenção partidária da coligação de apoio à reeleição do governador Helder Barbalho, que acontecerá no Ginásio Mangueirinho, na avenida Augusto Montenegro.
PDT está dividido
Manoel Pioneiro participou da convenção do PDT, mas Beto Faro não, este foi representado por Josenir Nascimento, suplente dele na chapa própria do PT. O vereador Allan Pombo considera que metade da legenda é favorável à candidatura de Faro; a outra, Pioneiro.
Ele argumentou que não está descartada, inclusive, a liberação dos filiados para que votem em qualquer um dos dois candidatos, em questão. "O PDT pode sim liberar esta votação, a única condição é de que a candidatura faça parte da coligação do Helder Barbalho'', afirmou Allan.
Sobre as estratégias para impulsionar a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República, o partido entende que a mobilização deve ganhar maior fôlego a partir do início da propaganda eleitoral.
"A gente acredita nos debates, a gente acredita nas propostas. O Ciro é o único que tem um plano para apresentar ao Brasil. É o PND – Projeto Nacional de Desenvolvimento", afirmou Allan.
Ele acrescentou que na medida que as pessoas passarem a conhecer mais as ideias do candidato cirista ao Executivo federal, essa candidatura vai deslanchar. Allan, ainda, disse que, "Ciro é preparado, é mais capacitado e a gente acha que as pessoas vão observar isso e ele terá sim chances de ser a terceira via para o país", concluiu.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA