Diálogos Amazônicos: Helder aposta na bioeconomia como alternativa para sustentabilidade na Amazônia

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), promoveu o painel "A biosocioeconomia da região amazônica", no evento Diálogos Amazônicos, em Belém

Thainá Dias

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), promoveu o painel "A biosocioeconomia da região amazônica", no evento Diálogos Amazônicos, em Belém. Na ocasião, o governador Helder Barbalho afirmou que compreende a bioeconomia como a grande alternativa para a sustentabilidade da Amazônia. "Nossa a agenda ambiental não pode ser refém apenas de fiscalização e combate ao desmatamento. Mas isso deve ser a premissa de largada, pois não podemos pactuar com crimes ambientais", sublinhou.

Barbalho aponta que a bioeconomia da região deve focar em três pilares: inovação e conhecimento, patrimônio genético e cadeia de valor. "A partir disso, podemos pensar em desdobramentos. Esse mercado pode alavancar por ano 43 tipos de produtos e 120 bilhões de dólares em negócios sustentáveis que possam gerar empregos verdes, sintonizados a economia de baixo carbono", disse.

Na opinião do deputado federal Airton Faleiro (PT-PA), bioeconomia só existe com participação social. "Conseguimos uma primeira vitória, que foi incluir nas diretrizes da reforma tributária esse conceito da bioeconomia. Discuti com o ministro [do desenvolvimento agrário] Paulo Teixeira a ideia de um programa de florestas produtivas e produção de alimentos saudáveis. Temos que financiar questões estratégicas estruturantes", afirmou. 

VEJA MAIS

image Diálogos Amazônicos: Ministras debatem protagonismo feminino na agenda climática
Os Diálogos Amazônicos promoveram na manhã deste sábado (5) uma plenária com o tema "Mulheres pelo bem viver, a justiça climática e combate à desigualdade"

image 'Diálogos Amazônicos': governo estadual participa ativamente da programação em Belém
Evento começa nesta sexta-feira (4), em Belém, para discutir e pautar a formulação de novas estratégias para a região

image 'Diálogos Amazônicos': Público terá acesso a guia de visitação na capital paraense
Publicação "Sou Pará – De braços abertos para o mundo" tem informações turísticas, gastronômicas e até de saúde

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA