CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cotada para o STF, promotora paraense se reúne com ministros do governo Lula

Nome de Ana Cláudia Pinho é um dos sugeridos para a vaga de Rosa Weber

O Liberal
fonte

Um dos nomes cotados para a próxima vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), a promotora do Pará Ana Cláudia Pinho se articula com ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e já se reuniu com Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Sonia Guajajara (Povos Originários) e Anielle Franco (Igualdade Racial), ao longo dos últimos trinta dias.

VEJA MAIS

image Imprensa nacional repercute o nome de promotora paraense ao cargo no STF
Ana Cláudia Pinho é um dos nomes sugeridos ao Presidente Lula para a vaga de Rosa Weber, que se aposentou do cargo de ministra

image Promotora paraense Ana Cláudia Pinho recebe apoio para vaga no STF
Ana Cláudia Pinho também é professora da Universidade Federal do Pará e recebeu apoio do professor italiano Luigi Ferrajoli

O nome dela foi sugerido ao presidente Lula para a vaga da ministra Rosa Weber, que completa 75 anos em outubro. Desde então, Ana Cláudia vem recebendo apoio de juristas e outras personalidades, entre eles o advogado italiano Luigi Ferrajoli, considerado o “pai” do garantismo penal, e a quem Lula já se referiu como um dos “mais renomados do mundo”.

Em maio deste ano, em uma carta ao presidente, Ferrajoli afirmou que a promotora está “radicalmente comprometida com a democracia” e “à altura do desafio que se apresenta na atual conjuntura”.

image Juristas apoiam indicação da paraense Ana Cláudia Pinho para vaga de Rosa Weber no STF
Presidente Lula deverá indicar dois nomes para o Supremo Tribunal Federal em 2023, e promotora do Ministério Público do Pará recebe apoio por nomeação

image Jurista italiano defende nome de promotora paraense para vaga no STF
Ferrajoli afirmou que apoia o nome da promotora de Justiça Ana Cláudia Pinho, que atua há 30 anos no Ministério Público do Pará, para uma das vagas na corte.

O grupo “Juristas pela Amazônia” também publicou um manifesto assinado por diversos advogados, ambientalistas e artistas onde afirma que a promotora representa a reflexão jurídica altiva e arrojada, pensada a partir da Amazônia, “e atende à urgente necessidade de correção das desigualdades regionais e de gênero na composição do STF”. 

Titular da da 9ª Promotoria de Justiça Criminal de Belém, Ana Cláudia Pinho coordena o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do Pará. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA