Ciro Gomes pretende revogar acordo com governo dos EUA para uso da Base de Alcântara
Candidato à Presidência pelo PDT falou sobre o assunto ao abordar desafios relacionados às garantias dos direitos das comunidades tradicionais
Segundo entrevistado da série “Propostas da Amazônia”, que reuniu veículos da região e foi liderada pelo Grupo Liberal, o candidato a Presidência da República Ciro Gomes falou sobre o acordo entre os EUA e o Brasil para que os americanos utilizem a base de Alcântara, no Maranhão. Segundo ele, a medida será revogada, caso seja presidente.
“Não aceito que nenhuma potência estrangeira restrinja acesso das autoridades brasileiras a nenhuma unha do território nacional brasileiro. É um equívoco que aceitaram porque tinha uma promessa de desenvolvimento, alguma oportunidade de emprego. Mas na iminência de Alcântara tem uma população quilombola que está desesperada, porque o destino para essas pessoas é a remoção”, declarou.
VEJA MAIS
“(Se) Nós determinamos que uma comunidade quilombola é legítima, é correta, é preciso que ela tenha todas as franquias. E aí você tem uma luta que é pela terra, e uma vez assentado na terra, é uma luta por crédito, por assistência técnica, por extensão rural, por compras governamentais que possam equilibrar o preço na hora que o cidadão produz em pequena escala”.
O candidato defende mais rigor na fiscalização dessas unidades. “É uma unidade de conservação, é um bioma delicado, merecedora de uma atenção, quem for lá é criminoso, passa a algema e prende”, disse Ciro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA