Seis suspeitos dos crimes de falsa identidade e estelionato são presos em Belém e Castanhal
Os investigados teriam criado perfis falsos de autoridades públicas nas redes sociais para realizar golpes financeiros

Seis pessoas suspeitas de aplicar golpes financeiros usando perfis falsos nas redes sociais foram presas em Belém e Castanhal, nesta sexta-feira (4). A operação “Perfil Falso” foi deflagrada pela Polícia Civil e cumpriu um mandado de prisão preventiva, dois de prisão temporária e três de busca e apreensão.
Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares de Belém. Segundo Vanessa Lee, que comanda a Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), as investigações iniciaram após denúncias sobre o crime. “
“Nossas equipes iniciaram as apurações sobre o caso mediante o registro de dois boletins de ocorrência que resultaram no cumprimento dos mandados de prisões preventivas e de buscas ocorridos hoje. Os criminosos criaram perfis falsos de autoridades públicas nas redes sociais e realizavam golpes financeiros contra as pessoas. O prejuízo financeiro das vítimas passa de R$ 30 mil”, explicou.
Em um segundo caso, foi identificado que os investigados fizeram abertura de contas bancárias em bancos digitais em nome das vítimas para um viés fraudulento.
“As prisões aconteceram na manhã de hoje, quando nós conseguimos localizar os suspeitos e efetuamos suas prisões. Nós contamos com o trabalho das equipes da Divisão de Combate a Crimes Contra Direitos Individuais Praticados por Meios Cibernéticos (DCCCDI), de outras divisões vinculadas à DECCC, da Superintendência Regional do Guamá e da Seccional de Castanhal”, contou o delegado Yan Almeida, titular da DCCCDI.
A ação foi coordenada pela DCCCDI, vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC). Os agentes buscam investigar suspeitos de envolvimento nos crimes de falsa identidade e estelionato qualificado por fraude eletrônica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA