Programa Pró-Mulher Pará já atendeu mais de duas mil vítimas em 10 localidades

A iniciativa oferece serviços de proteção, repressão qualificada e orientação há um ano

O Liberal

Lançado há um ano pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, o programa Pró-Mulher Pará já atendeu mais de 2 mil vítimas em 10 localidades do território paraense, oferecendo serviços de proteção, repressão qualificada e orientação. A iniciativa visa proteger e oferecer suporte a mulheres em situação de violência doméstica. A ferramenta integra as políticas públicas do governo estadual para combater a violência contra a mulher no Pará.

“Estamos há um ano atuando com o Pró-Mulher no atendimento às mulheres que sofrem violência Doméstica. O programa é direcionado às ações de urgência e emergência, atendidas pelo Ciop, onde computamos a denúncia e deslocamos uma viatura com equipes especializadas e capacitadas para o atendimento a essas mulheres", afirmou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

VEJA MAIS

image Pará tem 55 mil processos de violência doméstica em andamento, informa TJPA; vídeo
Judiciário realiza semana em prol do Dia Internacional da Mulher, com ações que visam, entre outras coisas, agilizar os processos relacionados à violência de gênero

image ‘Em momento algum houve representação da vítima por medida protetiva’, diz Amepa sobre feminicídio
Associação dos Magistrados do Pará afirma que acusado foi preso em flagrante em abril de 2022 pelo crime de lesão corporal com violência doméstica, mas foi solto em agosto do mesmo ano

image Vítima de violência doméstica no Curió-Utinga recebe acolhimento especializado
O caso ganhou repercussão no último domingo (12), depois que imagens da agressão foram compartilhadas em redes sociais

O programa funciona através de uma ferramenta acionada por denúncias feitas para o canal de urgência e emergência da segurança pública, o 190, do Centro Integrado de Operações (Ciop) da Segup. Para o atendimento qualificado e especializado às vítimas, foram direcionadas doze viaturas, caracterizadas de rosa, para o programa, com o objetivo de deslocar as equipes de segurança com agilidade. As viaturas são utilizadas pelas Polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal, parceiras do Programa.

Redução de feminicídio

Os dados da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Segup mostram que o crime de feminicídio reduziu em 29% em 2022 em relação a 2021. Foram registrados 49 crimes em 2022 e 69 em 2021. Isso sugere que o programa teve um impacto positivo na redução da violência contra a mulher no Estado.

O programa começou a atuar na Região Metropolitana de Belém e, desde o seu lançamento em 8 de março de 2022, expandiu as ações para mais sete municípios: Marabá, Tucuruí, Barcarena, Santarém, Altamira, Bragança e Abaetetuba. Mais de 1.400 mulheres na RMB são acompanhadas pelo Pró-Mulher Pará desde então.

image PM vai atender denúncia de violência doméstica e descobre tráfico em Moju
Homem foi apresentado na delegacia a partir da ação policial

image Marabá tem quatro casos de violência doméstica em um único final de semana
Em um dos casos, a vítima teve que se trancar no quarto para fugir do companheiro que a ameaçava com um facão

image Dois suspeitos de violência doméstica são presos em Icoaraci
Os homens foram encaminhados à unidade policial para o cumprimento dos procedimentos de praxe e se encontram à disposição da Justiça

"Certamente o Pró-Mulher colaborou muito para que esse número fosse atingido, e a intenção é que em 2023 possamos expandir esse Programa que tem funcionado, especialmente, em uma tendo uma boa aceitação das mulheres, assim como, para a população em geral, que reconhece a viatura rosa como algo realmente que previne e combate qualquer tipo de violência contra as mulheres”, disse o secretário.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ